Avaliação de impacto de políticas públicas

o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300009

Palavras-chave:

Iniciação científica, Formação socioambiental, Análise de evidências

Resumo

A avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil.

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Publicado

18-11-2020

Como Citar

TOZATO, Heloisa de Camargo; BEZERRA, Fernanda de Araújo; MARTINS, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque; BACELLAR, Ana Elisa de Faria; SALZO, Ivan; JORGE, Rodrigo Silva Pinto; RIBEIRO, Katia Torres. Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. DOI: 10.1590/S1414-40772020000300009. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4112. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos