O Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR em uma Universidade Comunitária

impactos e resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300013

Palavras-chave:

Políticas educacionais., Formação docente., PARFOR.

Resumo

A partir da década de 1990, há no Brasil uma preocupação maior em torno de políticas públicas, em razão das várias transformações advindas da globalização e do neoliberalismo, bem como da reforma do Estado, que impactaram diretamente a educação. O presente trabalho analisa e avalia a implementação, o desenvolvimento e os resultados da política pública de formação de professores - Parfor em uma Universidade Comunitária, localizada no município de Sorocaba/SP. O Parfor é resultado de ações do Ministério da Educação em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e Instituições de Ensino Superior com o objetivo de ministrar cursos superiores de licenciatura gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Especificamente na Universidade de Sorocaba, a experiência inovadora da implementação do Parfor permite constatar a relação da Instituição com as comunidades local e regional, o compromisso com a educação e os resultados de suas práticas e de seus serviços voltados para essas comunidades, principalmente no que se refere à formação de docentes e outros profissionais da educação básica. Aponta também este artigo os limites e dificuldades de uma ação deste tipo destinada à formação docente.

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Publicado

18-11-2020

Como Citar

PINTO, Rafael Ângelo Bunhi; MARQUES, Waldemar; SILVA, Leo Victorino da. O Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR em uma Universidade Comunitária: impactos e resultados. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. DOI: 10.1590/S1414-40772020000300013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4118. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos