Comissão Própria de Avaliação – CPA

sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100005

Palavras-chave:

Autoavaliação institucional, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Diálogo

Resumo

O presente artigo, baseado em pesquisa exploratória de natureza quali-quanti realizada em centros universitários privados do DF, busca investigar a efetividade da Comissão Própria de Avaliação na construção do processo dialógico entre a comunidade acadêmica e a direção das IES. Propõe-se a aproximação entre o conceito do diálogo ao papel da autoavaliação institucional conduzida pela CPA. Os resultados apontam que, dentro da concepção emancipatória e sistêmica de avaliação proposta pelo SINAES, a atuação da CPA pode construir vinculação entre os instrumentos de informação e o planejamento estratégico das IES.

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Publicado

19-04-2021

Como Citar

BRITO, Renato de Oliveira; GUILHERME, Alexandre Anselmo; CÓRDOBA, Luiz César; CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de. Comissão Própria de Avaliação – CPA: sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. DOI: 10.1590/S1414-40772021000100005. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4651. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos