Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100009

Palavras-chave:

Educação pública, Formação humana, Democracia

Resumo

O ensaio faz a defesa da educação pública, concebendo-a como esteio forte da república democrática. Investiga, na primeira parte, a ruptura entre filosofia política e pedagogia, entre teoria da democracia e teoria da formação humana e o quanto tal ruptura dificulta a reflexão sobre o crescimento mundial do neoconservadorismo. Na segunda parte, considerando o diagnóstico de que o avanço da perspectiva neoconservadora provoca a destruição da educação pública e considerando o quanto isso obstaculiza a consolidação cultural e moral da democracia, procura reconstruir alguns traços gerais da educação republicana esboçada por Kant em suas aulas Über Pädagogik. Concluí que a ideia kantiana de educação pública focada no cultivo de todas as capacidades humanas é o aspecto nuclear da formação do futuro cidadão, devendo, por isso, ser também a tarefa da escola pública atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Erziehung zur Mündigkeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971.

BÖCKENFÖRDE, Ernst-Wolfgang. Recht, Staat, Freiheit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2006.

BÜTTEMEYER, Wilhelm; MÖLLER, Bernhard (Hrsg.). Der Positivismusstreit in der deutschen Erziehungswissenschaft. München: Wilhelm Fink Verlag, 1979.

DALBOSCO, Claudio Almir. Condição humana e educação natural em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

FORST, Rainer. Contextos da justiça: filosofia política para além do liberalismo e comunitarismo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

HONNETH, Axel. Educação e esfera pública democrática. Um capítulo negligenciado da filosofia política. Revista Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 544-562, 2013.

KANT, Immanuel. Schriften zur Anthropologie, Geschichtsphilosophie, Politik und Pädagogik. Band VI. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1998.

NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

PLATÃO. A república. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Filosofia prática e pedagogia. In: DALBOSCO, C. A. (org.). Filosofia prática e pedagogia. Passo Fundo: Editora UPF, 2003. p. 60-83.

TENORTH, Heinz-Elmar. Geschichte der Erziehung: Einführung in die Grundzüge ihrer neuzeitlichen Entwicklung. Weinheim/München: Juventa, 2010.

VORLÄNDER, Karl. Immanuel Kant. Der Mann und das Werk. Wiesbaden: Fourier Verlag, 2003.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

DALBOSCO, Cláudio Almir; SALOMÃO, Jelson Becker; DORO, Marcelo José. Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. DOI: 10.1590/S1414-40772021000100009. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4655. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.