A multidimensionalidade da vulnerabilidade acadêmica no programa de assistência estudantil da UTFPR

Autores

Palavras-chave:

Vulnerabilidade acadêmica, Multidimensionalidade, Assistência estudantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a multidimensionalidade da vulnerabilidade acadêmica no programa de assistência estudantil da UTFPR, a partir da utilização do índice de vulnerabilidade do acadêmico (IVA-UTFPR) como um instrumento de classificação. Trata-se de um estudo estatístico e documental, de natureza quanti-qualitativa, fundamentado na revisão bibliográfica. Os resultados demonstram que tanto na composição do IVA-UTFPR quanto no ranking de classificação, a renda per capita não é o único indicador com peso percentual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto n° 7234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília-DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 15 ago. 2018.

CARVALHO, M. A educação superior no brasil: o retorno privado e as restrições ao ingresso. Revista Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 5, n. 15., p. 82-109, 2011. Disponível em: http://www.sesc.com.br/portal/publicacoes/sesc/revistas/sinaissociais/n15/n15. Acesso em: 15 set. 2019.

FONAPRACE. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos estudantes de graduação. Brasília: ANDIFES, 2019. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconômico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.

JANUZZI, P. M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 51-72, 2002. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6427. Acesso em: 13 ago. 2019.

MAURIEL, Ana. Paula. O. Combate à pobreza e desenvolvimento humano: impasses teóricos na construção da política social na atualidade. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

ROQUE, Antônio. Estatística II. Aula 13. Curitiba, 2009. Disponível em: http://sisne.org/Disciplinas/Grad/ProbEstat2/aula13.pdf. Acesso em: 01 abr. 2019.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

PALAVEZZINI, Juliana. A multidimensionalidade da vulnerabilidade acadêmica no programa de assistência estudantil da UTFPR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4661. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos