Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015

uma revisão

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Desigualdades socioeducacionais, Perfil dos estudantes

Resumo

Em uma perspectiva multidimensional quanto à desigualdade, o artigo objetiva verificar se a literatura e as bases de dados comumente utilizadas permitem identificar uma democratização do acesso à educação superior entre 2001 e 2015 e se há alguma lacuna nos estudos que analisam o perfil dos estudantes de graduação no período. O artigo é composto por introdução, revisão da literatura, panorama dos principais bancos de dados e pesquisas realizadas sobre o perfil dos estudantes e finaliza identificando possíveis lacunas e agendas de pesquisa futuras. Conclui-se que a literatura aponta uma democratização do perfil dos estudantes, mas falta uma comparação anual dos estudantes do setor público e privado conjuntamente quanto a cor/raça, renda e região, que poderia ser construída a partir da PNAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDIFES. Pesquisa perfil discente ANDIFES. Brasília: Andifes, 2016. Disponível em: https://goo.gl/Y5BufN. Acesso em: 27 out. 2016.

CAMPELLO, Tereza. Faces da desigualdade no Brasil: um olhar sobre os que ficam para trás. Brasília: Clacso, Flacso e Agenda Igualdade, 2017. Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=faces-da-desigualdade-no-brasil-um-olhar-sobre-os-que-ficam-para-tras. Acesso em 27 fev. 2020.

CARVALHO, Igor. Dez anos de cota nas universidades: o que mudou? In.: OUTRAS Palavras, São Paulo, 2014. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/dez-anos-de-cotas-nas-universidades-o-que-mudou/. Acesso em: 3 abr. 2018

COSTA, Danilo de Melo et al. Aspectos da reestruturação das Universidades Federais por meio do Reuni: um estudo no Estado de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, SC, Edição especial, 2011.

DUBET, François. Qual democratização do ensino superior? Caderno CRH, Salvador, BA, v. 28, n. 74, maio/ago. 2015.

ENADE. Enade 2017: resultados e indicadores. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: https://goo.gl/H6WVPC. Acesso em: 10 out. 2018.

FAGNANI, Eduardo. O fim do breve ciclo da cidadania social no Brasil (1988-2015). Texto para Discussão, Campinas, n. 308, 2017. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/artigos/3537/TD308.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

FERES JÚNIOR, João et al. O impacto da Lei nº 12.711 sobre as universidades federais. Levantamento das políticas de ação afirmativa. In.: GEMAA, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://gemaa.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/2018/03/Levantamento-GEMAA-1b.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.

FONAPRACE. IV Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Brasília: Andifes, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/dyY15t>. Acesso em: 1 abr. 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

GUERRA, Alexandre; SILVA, Ronnie Aldrin; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de. Variação da desocupação no Brasil (2016-2017): apontamentos sobre a desigualdade regional e de gênero. In: TEIXEIRA, Marilane Oliveira et al. (orgs.). Contribuição crítica à reforma trabalhista. Campinas: CESIT/Unicamp, 2017. p. 215-236.

GUIMARÃES, Raquel et al. De onde vim e até onde vou: uma análise preliminar da desigualdade socioeconômica e entrada no Ensino Superior brasileiro. In.: CEDEPLAR, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://www.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/td/TD%20414.pdf. Acesso em: 4 abr. 2018.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais 2014. Brasília: IBGE, 2014. Disponível em: https://goo.gl/Njqjg8. Acesso em: 23 mai. 2015.

ISTOÉ. “Brasil vai enterrar modelo econômico social-democrata”, diz Paulo Guedes. Istoé, São Paulo, 2018. Disponível em: https://goo.gl/3bwfUK. Acesso em: 9 jan. 2019.

MAZZA, Débora. Educação, trabalho e concentração urbana no parque tecnológico de Campinas. Cadernos CERU, São Paulo, SP, v. 26, n. 2, 2015.

OCDE. Education at a Glance 2018. OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2018. Disponível em: https://goo.gl/SFtr94. Acesso em: 28 dez. 2019.

OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de. Educação Superior brasileira no início do século XXI: inclusão interrompida? 2019. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n. 28, jan./abr. 2005.

RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: Acesso em: 29 jan. 2019.

ROSSI, Pedro et al. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 40, p. 1-20, 2019.

UNIVERSIDADE para todos não existe. Valor Econômico, São Paulo, 2019. Disponível em: https://goo.gl/g74oEV. Acesso em: 29 jan. 2019.

VIEIRA, Danilo Jorge. Desenvolvimento regional, C&T e ensino superior: notas sobre o contexto recente do Brasil e da Bahia. Bahia Análise & Dados, Salvador, BA, v. 26, n. 1, 2016.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de. Perfil dos estudantes de graduação entre 2001 e 2015: uma revisão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4662. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos