Síndrome de Burn-out

um olhar para o esgotamento profissional do docente universitário

Autores

Palavras-chave:

Estresse ocupacional, Esgotamento psicológico, Professor, Saúde Mental, Ensino

Resumo

As dimensões do estresse no trabalho repercutem sobre a saúde dos indivíduos podendo causar distúrbios que impactam na qualidade de vida e/ou produtividade. As disfunções emocionais possuem traços comuns que permitem estudar as variáveis que compõem a Síndrome de Burn-out. Esse estudo procurou compreender esse tema no universo da docência de ensino superior a partir da produção científica dos últimos cinco anos. Os resultados evidenciaram a preocupação com o adoecimento silencioso do docente, buscando o entendimento clínico das repercussões do estresse a partir da aplicação de testes validados e da identificação dos potenciais causadores do desequilíbrio emocional que acomete a qualidade de vida a partir das atividades laborais. Na tentativa de compreender a vulnerabilidade, houve destaque para recomendações preventivas em grupos com maior propensão ao Burn-out, citando, dentre esses, as docentes com idades extremas ou do sexo feminino. Os influenciadores externos (relacionados ao ambiente acadêmico, cultura organizacional e alta demanda de trabalho com tarefas diversificadas), bem como as propensões pessoais (como enfermidades psicológicas prévias, resiliência e espiritualidade) são abordados como aspectos importantes para o enfrentamento, e como propostas de intervenção. A contextualização da Síndrome de Burn-out em docentes universitários abarca campos de ordem pessoal, filosófica, psicológica, cultural e organizacional. Assim, é possível concluir que as propostas de intervenção e controle ainda são subjetivas, o que é influenciado pelo fato de que a Síndrome ainda não é reconhecida como uma doença, e de que a maioria das pesquisas busca entender as proporções e características dessa condição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAZA, Mona M.; NELSON, Kathleen. G. Leading by example: role modeling resilience helps our learners and ourselves. Academic Medicine, Washington, v. 93, n. 2, p. 157–158, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28991841/ Acesso em: 20 mai 2020.

AGANA, Denny et al. Job satisfaction among academic family physicians. Family Medicine, Leawood Kansas, v. 49, n. 8, p. 622–625, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28953294/ Acesso em: 18 fev 2020.

ALVES, Priscila Castro; OLIVEIRA, Aurea de Fatima; PARO, Helena Borges Martins da Silva. Quality of life and Burnout among faculty members: How much does the field of knowledge matter? PLoS ONE, California, v. 14, n. 3, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article/comments?id=10.1371/journal.pone.0214217 Acesso em: 20 mai 2020.

AQUINO, Elizabeth et al. The impact of Burnout on doctorate nursing faculty’s intent to leave their academic position: A descriptive survey research design. Nurse Education Today, Inglaterra, v. 69, p. 35-40, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691718302818 Acesso: 19 mai 2020.

ARVANDI, Zeinab et al. Linking medical faculty stress/Burnout to willingness to implement medical school curriculum change: A preliminary investigation. Journal of Evaluation in Clinical Practice, Inglaterra, v. 22, n. 1, p. 86–92, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/jep.12439 Acesso em: 20 mai 2020.

BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta. A síndrome de Burnout em professores universitários. 2016. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário de Maringá, Paraná, 2016. Disponível em: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/77 Acesso em: 11 abr 2020.

BATISTA, Jaqueline Brito Vidal et al. Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa - PB. Revista Brasileira Epidemiológica, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 502-512, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2010000300013 Acesso em: 21 mai 2020.

BAPTISTA, Makilim Nunes et al. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Brasília, v. 19, n. 1, p. 564–570, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572019000100008 Acesso em: 14 jun 2020.

BERNARDES, Pablo Ferreira. Síndrome de Burn-out: considerações iniciais. In: MENDANHA, Marcos; BERNARDES, Pablo Ferreira; SHIOZAMA, Pedro. Desvendando o Burn-out: uma análise interdisciplinar da síndrome do esgotamento profissional. São Paulo: LTR, 2018. p. 7-11.

BREDELLA, Mirian; FESSELL David; THRALL James H. Mentorship in academic radiology: why it matters. Insights Imaging, Boston, v. 10, n. 1, p. 107, nov, 2019. Disponível em: https://insightsimaging.springeropen.com/articles/10.1186/s13244-019-0799-2 Acesso em: 19 mai 2020.

BRITO LAREDO, Janette. Calidad educativa en las instituciones de educación superior: evaluación del síndrome de Burnout en los profesores. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, México, v. 8, n. 16, p. 516-534, 2018. Disponível em: https://www.ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/356 Acesso em: 22 mai 2020.

BUSTAMANTE, Ekaterina et al. El Burnout en la profesión docente: un estudio en la escuela de bioanálisis de la Universidad de Carabobo Sede Aragua, Venezuela. Medicina y Seguridad del Trabajo, Madrid, v. 62, n. 243, p. 111-21, 2016. Disponível: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0465-546X2016000200003 Acesso em 05 mai 2020.

CARLOTTO, Mary Sandra. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2002. Disponível: https://doi.org/10.1590/S1413-73722002000100005 Acesso em: 22 mai 2020.

CASSIDY-VU, Lisa; BECK, Keli; MOORE, Justin B. Burnout in female faculty members: A statistic or an opportunity? Journal of Primary Care and Community Health, Estados Unidos, v. 8, n. 2, p. 97–99, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5932657/ Acesso em: 11 mai 2020.

CHATANI, Yuki et al. Effects of gaps in priorities between ideal and real lives on psychological Burnout among academic faculty members at a medical university in Japan: A cross-sectional study. Environmental Health and Preventive Medicine, Kyoto, v. 22, n. 1, p. 1-7, 2017. Disponível em: https://environhealthprevmed.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12199-017-0626-7 Acesso em: 19 mai 2020.

CHICHRA, Astha; ABHIJNHAN, Akhil; THARYAN, Prathap. Job stress and satisfaction in faculty of a teaching hospital in south India: A cross-sectional survey. Journal of Postgraduate Medicine, Mumbai, v. 65, n. 4, p. 201–206, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6813678/ Acesso em: 20 mai 2020.

CRANMER, Joan M. et al. An adaptable pediatrics faculty mentoring model. Pediatrics, Arkansas, v. 141, n. 5, 2018. Disponível em: https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/141/5/e20173202.full.pdf Acesso em: 11 mai 2020.

DALAGASPERINA, Patrícia; MONTEIRO, Janine Kieling. Estresse e docência: um estudo no ensino superior privado. Revista Subjetividades, Fortaleza, v. 16, n. 1, p. 37-51, 2016. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/5154 Acesso em: 20 mai 2020.

DINIZ, Rosa Virgínia; GOERGEN, Pedro L. Educação superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 573-93, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v24n3/1982-5765-aval-24-03-573.pdf. Acesso em: 16 mar 2020.

DRAFAHL, Bridget. The influences Burnout and lack of empowerment have on creativity in nursing faculty. Nursing Education Perspectives, Filadelfia, v. 41, n. 1, p. 33–36, 2020. Disponível em: https://journals.lww.com/neponline/Abstract/2020/01000/The_Influences_Burnout_and_Lack_of_Empowerment.9.aspx Acesso em: 09 mai 2020.

DUKE, Naomi N. et al. Institutional factors associated with burnout among assistant professors. Teaching and Learning in Medicine, Estados Unidos, v. 32, n. 1, p. 61-70, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1080/10401334.2019.1638263 Acesso em: 18 mai 2020.

EL-IBIARY, Shareen Y.; YAM, Lily; LEE, Kelly C. Assessment of Burnout and associated risk factors among pharmacy practice faculty in the United States. American Journal of Pharmaceutical Education, Arlington, v. 81, n. 4, 2017. Disponível em: https://www.ajpe.org/content/81/4/75 Acesso em: 20 mar 2020.

FERREIRA, Elizabete Cazzolato; PEZUK, Julia Alejandra. Síndrome de Burnout em professores do ensino superior: repercussões na atividade acadêmica. In: ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS, 22, 2019, Londrina. Anais [...]. Londrina: UNOPAR, 2019.

FILIPPI, Marina; BOMFIM, Murilo. Burn-out. Exame. São Paulo: Valongo, 2020.

GONZALEZ, Kimberly A.; EBERIEL, David T.; SHEA, Thomas. B. Collaborative mentoring for retaining secondary biology teachers. Journal of Microbiology & Biology Education, Washington, v. 20, n. 3, p. 1-6, 2019. Disponível em: https://www.asmscience.org/content/journal/jmbe/10.1128/jmbe.v20i3.1811 Acesso em: 22 abr 2020.

HALL, Nathan C.; LEE, So Yeon; RAHIMI, Sonia. Self-efficacy, procrastination, and Burnout in post-secondary faculty: An international longitudinal analysis. PLoS ONE, California, v. 14, n. 12, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371%2Fjournal.pone.0226716 Acesso em: 29 mai 2020.

HOFFMANN, Celina et al. Psicodinâmica do trabalho e riscos de adoecimento no magistério superior. Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 91, p. 257-6, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3191019. Acesso em: 30 mar 2020.

KAVANAGH, Katherine R.; SPIRO, Jeffrey. Faculty wellness: educator burnout among otolaryngology graduate medical educators. Otolaryngology - Head and Neck Surgery, Estados Unidos, v. 158, n. 6, p. 991–994, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0194599818770647 Acesso em: 19 abr 2020.

KINSER, Patricia A. et al. Call to action to support the success of midcareer nurse scientists. Nursing Outlook, Estados Unidos, v. 67, n. 3, p. 252–258, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0029655418304883 Acesso em: 19 abr 2020.

KRUEGER, Paul et al. Predictors of job satisfaction among academic family medicine faculty: Findings from a faculty work-life and leadership survey. Canadian Family Physician, Canada, v. 63, n. 3, p. 177-185, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28292815/ Acesso em: 11 fev 2020.

LAL, Amos; THARYAN, Anna; THARYAN, Prathap. The prevalence, determinants and the role of empathy and religious or spiritual beliefs on job stress, job satisfaction, coping, Burnout, and mental health in medical and surgical faculty of a teaching hospital: a cross-sectional survey. Revue de Medecine Interne, Francia, v. 41, n. 4, p. 232–240, 2020. Disponível em: https://e-tarjome.com/storage/panel/fileuploads/2020-02-10/1581338192_gh137.pdf Acesso em: 16 jan 2020.

LUTHAR, Suniya S. Doing for the greater good: what price, in academe? Perspectives on Psychological Science, Washington, v. 12, n. 6, p. 1153-1158, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1745691617727863?journalCode=ppsa Acesso em: 11 abr 2020.

MASSA, Lilian Dias Bernardo et al. Síndrome de Burnout em professores universitários. Rev. Ter. Ocup., São Paulo, v. 27, n. 2, p. 180-9, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104978 Acesso em: 11 mai 2020.

NARVÁEZ, Santiago et al. Human-centered design of an mhealth app for the prevention of Burnout syndrome. Studies in Health Technology and Informatics, Amsterdam, v. 228, n. 4, p. 215–219, 2017. Disponível em: https://ebooks.iospress.nl/publication/44603 Acesso em: 19 mai 2020.

NASSAR, Aussama K. et al. Burnout among Academic Clinicians as It Correlates with Workload and Demographic Variables. Behavioral Sciences, Ontario, v. 10, n. 6, p. 94, 2020. Disponível em: https://macsphere.mcmaster.ca/bitstream/11375/16518/2/MSc_HSED_THESIS_AussamaNassar_Final.pdf Acesso em: 19 mai 2020.

NASSAR, Aussama K.; WAHEED, Abdul; TUMA, Faiz. Academic Clinicians’ Workload Challenges and Burnout Analysis. Cureus, California, v. 11, n. 11, p. 1-5, 2019. Disponível em: https://www.cureus.com/articles/24690-academic-clinicians-workload-challenges-and-burnout-analysis Acesso em: 18 mai 2020.

NAZARI, Hedayat et al. The prevalence of job stress and its relationship with Burnout Syndrome among the academic members of Lorestan University of Medical Sciences. Journal of Caring Sciences, Tabriz, v. 5, n. 1, p. 75–84, 2016. Disponível em: https://europepmc.org/article/PMC/PMC4794547 Acesso em: 20 mai 2020.

NORI, Priya. Is Burnout infectious? Understanding drivers of Burnout and job satisfaction among academic infectious diseases physicians. Open Forum Infectious Diseases, Oxford, v. 6, n. 4, p. 1-4, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ofid/ofz092 Acesso em: 13 mai 2020.

OGLESBY, Leslie W.; GALLUCCI, Andrew R.; WYNVEEN, Christopher J. Athletic trainer Burnout: a systematic review of the literature. Journal of Athletic Training, Columbus, v. 55, n. 4, p. 416-430, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4085/1062-6050-43-19 Acesso em: 18 mai 2020.

OLSON, Nathan et al. Faculty assessment of emergency medicine resident grit: a multicenter study. AEM Education and Training, San Antonio, v. 3, n. 1, p. 6–13, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1002/aet2.10309, Acesso em: 22 mar 2020.

ONG, Andrew Ming-Liang et al. Evaluating the educational environment in a Singaporean residency programme: can we help reduce Burnout rates? Singapore Medical Journal, Singapura, p. 1–20, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11622/smedj.2019094 Acesso em: 11 mai 2020.

OPAS - Organização Pan Americana de Saúde. CID: Burnout é um fenômeno ocupacional. Brasília, 2019. Disponível em:

https://www.paho.org/pt/noticias/28-5-2019-cid-burnout-e-um-fenomeno-ocupacional. Acesso em: 3 set. 2019.

OWENS, Joan. Life balance in nurse educators: a mixed-methods study. Nursing Education Perspectives, Filadelfia, v. 38, n. 4, p. 182–188, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.NEP.0000000000000177 Acesso em: 21 jan 2020.

PADILLA, Miguel. A.; THOMPSON, Julia. N. Burning out faculty at doctoral research universities. Stress and Health, Sussex Ocidental, v. 32, n. 5, p. 551-558, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1002/smi.2661 Acesso em: 23 fev 2020.

PETTO, Jefferson et al. Percepção de estresse em docentes do ensino superior. Revista Diálogos Possíveis, Bahia, v. 15, n. 1, p. 70-84, 2016. Disponível em: https://silo.tips/download/percepao-de-estresse-em-docentes-do-ensino-superior Acesso em: 19 mar 2020.

PFEFFER, J. Morrendo por um salário: como práticas modernas de gerenciamento prejudicam a saúde dos trabalhadores e o desempenho da empresa - e o que podemos fazer a respeito. Rio de Janeiro: Alta Book, 2019.

PRADO, Claudia Elisa Papa. Estresse ocupacional: causas e consequências. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, Americana, v. 14, n. 3, p. 286-289, 2016. Disponível em: https://www.rbmt.org.br/about-the-authors/122/pt-BR Acesso em: 15 mai 2020.

REYES-OYOLA, Felipe Augusto; PALOMINO-DEVIA, Constanza; APONTE-LÓPEZ, Néstor William. Síndrome de desgaste profesional, índice de masa corporal y otros factores asociados con la labor de profesores de educación física de Ibagué, Colombia. Biomédica, Bogotá, v. 39, p. 537–46, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.7705/biomedica.4282 Acesso em: 3 mai 2020.

RILEY, Timothy D. et al. Feasibility of nonanonymous Burnout surveys in a large academic department. Family Medicine, Leawood Kansas, v. 54, n. 4, p. 278–281, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22454/FamMed.2020.471855 Acesso em: 22 mar 2020.

ROSADO, Lilian; LORENZO, Yudit Orta. La cultura organizacional y el síndrome de desgaste profesional en profesores universitarios. Chakiñan, Revista De Ciencias Sociales Y Humanidades, Ecuador, n. 1, p. 14-30, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6294860 Acesso em: 14 fev 2020.

SAEED, Sophia et al. Building resilience for wellness: a faculty development resource. MedEdPORTAL: the journal of teaching and learning resources, Washington, v. 13, p. 10629, 2017. Disponível em: https://www.mededportal.org/doi/full/10.15766/mep_2374-8265.10629 Acesso em: 12 mar 2020.

SANTOS FILHO, José Camilo dos; DIAS, Carmen Lúcia. Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 21, n. 3, p. 837-858, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300010 Acesso em: 19 mai 2020.

SHAH, Darshana T. et al. Restoring faculty vitality in academic medicine when Burnout threatens. Academic Medicine, Washington, v. 93, n. 7, p. 979–984, 2018. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/Fulltext/2018/07000/Restoring_Faculty_Vitality_in_Academic_Medicine.15.aspx Acesso em: 21 mar 2020.

SILVA, Eduardo Pinto. Adoecimento e sofrimento de professores universitários: dimensões afetivas e ético-políticas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 61-71, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000100006 Acesso em: 11 nov 2019.

SUMMERS, Shane M. et al. The prevalence of faculty physician burnout in military graduate medical education training programs: a cross-sectional study of Academic Physicians in the United States Department of Defense. Military Medicine, Gaithersburg, v. 184, n. 9–10, p. 519–527, 2019. Disponível em: https://academic.oup.com/milmed/article/184/9-10/e522/5426485 Acesso em: 15 fev 2020.

VAN DEN BERG, Joost W. et al. A qualitative interview study on the positive well-being of medical school faculty in their teaching role: Job demands, job resources and role interaction. BMC Research Notes, Londres, v. 8, n. 1, p. 1-11, 2015. Disponível em: https://bmcresnotes.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13104-015-1393-4 Acesso em: 19 mai 2020.

VAN DEN BERG, Joost W. et al. Work engagement in health professions education. Medical Teacher, Dundee, v. 39, n.11, p. 1110–8, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2017.1359522 Acesso em: 19 mai 2020.

VAN DEN BERG, Joost W. et al. Faculty’s work engagement in patient care: Impact on job crafting of the teacher tasks. BMC Medical Education, Londres, v. 18, n. 1, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12909-018-1411-z.pdf Acesso em: 21 mar 2020.

WISENER, Katherine M.; EVA, Kevin W. Incentivizing medical teachers: exploring the role of incentives in influencing motivations. Academic medicine: Journal of the Association of American Medical Colleges, Washington, v. 93, n. 11S, p. 52–59, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000002383 Acesso em: 23 mai 2020.

YU, Jihye et al. Professional self-concept and Burnout among medical school faculty in South Korea: A cross-sectional study. BMC Medical Education, Londres, v. 19, n. 1, p. 1-6, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6612083/ Acesso em: 30 mai 2020.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

FERREIRA, Elizabete Cazzolato; PEZUK, Julia Alejandra. Síndrome de Burn-out: um olhar para o esgotamento profissional do docente universitário . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4696. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.