Percepção da transparência no ensino superior
um olhar além dos aspectos legais
Palavras-chave:
Informação, Percepção, AvaliaçãoResumo
O objetivo principal do estudo é o de avaliar como as partes interessadas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) percebem, para além dos aspectos legais, as práticas de transparência que nela estão sendo aplicadas, considerando as características das informações divulgadas, bem como da transparência em si. Também são avaliadas as percepções dos usuários dos canais de atendimento ao cidadão, como e-sic e ouvidoria, quanto às características das informações e da resposta recebidas. Uma metodologia de avaliação (índices) dessas três dimensões de percepção (informações, transparência da instituição e resposta recebida) é desenvolvida e testada com 1070 stakeholders da IES, por meio da aplicação de um questionário estruturado, validado por especialistas. Os resultados para o Índice de Percepção da Informação indicam que a instituição apresenta informações adequadas e o Índice de Percepção da Transparência permitiu a classificação da instituição no nível bom. Quanto à percepção das respostas recebidas, uma parcela dos usuários não obteve a resposta esperada (solicitação atendida no prazo), mas, no geral, a maioria percebe a resposta recebida como adequada. Conclui-se que, de maneira geral, a IES investigada tem uma boa avaliação da transparência por parte de seus stakeholders. O instrumento e a metodologia desenvolvidos neste estudo podem ser aplicados em diferentes instituições para a avaliação da transparência.
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Referências
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