Internacionalizar para quê?

As razões de instituições públicas de ensino superior no Ceará

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização, Instituições de ensino superior

Resumo

A internacionalização do ensino superior ganhou grande repercussão nas universidades brasileiras, que passam a ter cada vez mais inserção no cenário científico e acadêmico internacional, evidenciada pelos rankings elaborados por organismos internacionais. Dado que a internacionalização vem sendo gradativamente institucionalizada nas universidades, no âmbito do planejamento e da estrutura organizacional, o presente estudo busca compreender as razões que as motivam a participar do processo. Entender as razões contribui no estabelecimento de políticas específicas para o tema, visto que é etapa inicial para o planejamento. Classificado como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, o estudo delimitou três instituições federais de ensino superior (IFES) no Ceará com ações reconhecidas de internacionalização. Na pesquisa de campo, realizaram-se entrevistas com gestores das IFES envolvidos no fenômeno, e na pesquisa documental coletaram-se dados sobre o histórico de atuação das IFES na internacionalização. Os resultados evidenciam que as principais razões consistem em: capacitação docente, capacitação discente nas dimensões profissional e cultural, busca por reputação e reconhecimento e pressões ambientais. As diferenças entre as IFES podem ser explicadas pela sua história e missão institucional. Os resultados são convergentes com a literatura e contribuem como diretrizes na elaboração do planejamento de políticas institucionais para internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIGNER, Jean; NELSON, Patricia; STIMPFL, Joseph. R. Internationalizaling the University: make it work. Springfield: CBIS Federal, 1992.

ALTBACH, Philip. G. Globalization and the university: myths and realities in a inequal world. Tertiary Education and Management, Amsterdam, n. 1, p. 3-25, Mar. 2004. Disponível em: DOI: 10.1023/B:TEAM.0000012239.55136.4b.

ALTBACH, Philip. G.; KNIGHT, Jane. The internationalization of higher education: motivations e realities. Journal of Studies in International Education, California, v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1028315307303542.

BATISTA, Janaína Siegler Marques. O processo de internacionalização das instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009.

BERRY, Caroline; TAYLOR, John. Internationalisation in higher education in Latin America: policies and practice in Colombia and Mexico. Higher Education, Amsterdam, v. 67, n. 5, p. 585-601, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-013-9667-z.

BEZERRA, Maria das Graças Dantas. O processo de internacionalização da educação como fator estratégico de desenvolvimento institucional. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Potiguar, Natal, 2012.

CHRISTINO, Adriana Maria. Internacionalização de ensino superior: estudo de caso em cursos de Administração de instituições públicas de ensino superior. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Organizações) - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Collecting and interpreting qualitative materials. 2. ed. California: Sage Publications, 2003.

DE WIT, Hans. Changings rationales for the internationalization of higher education. In: INTERNATIONALIZATION of higher education: an institutional perspective. Bucharest, Romania: UNESCO, 2000.

DE WIT, Hans. Internationalization of higher education in the United States of American and Europe: a historical, comparative and conceptual analysis. Westport: Greenwood Press, 2002.

DE WIT, Hans; ADAMS, Tony. Policies, rationales, and practices in Australia and Europe. In: PORTNOI, L. M.; BAGLEY, S. S.; RUST, V. D. (ed.). Higher education, policy, and the global competition phenomenon. New York: Palgrave Macmillan, 2010. p. 219-233.

DE WIT, Hans. Internationalization in higher education, a critical review. SFU Ed. Review, Burnaby, v. 12, n. 3, p. 9-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i3.1036.

GAO, Yuan; BAIK, Chi; ARKOUDIS, Sophia. Internationalization of Higher Education. In: HUISMAN, J.; DE BOER, J.; DILL, D.D.; SOUTO OTERO, M. (ed.). The palgrave international handbook of higher education policy and governance. London: Palgrave Macmillan, 2015. p. 300-320.

GODOI, Cristiane Kleinubing; MATTOS, Pedro Lincoln.C.L. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: SILVA, A.B.; GODOI, C.K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 300-320.

HUDSON, Ross. Dominated by economics? Evidence of changing drivers of internationalization and Its Funding Within Higher Education Institutions in Europe. Higher Education Policy, California, v. 29, p. 1-19, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1057/hep.2015.4.

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Institucional. Fortaleza: IFCE, 2015. Disponível em: https://ifce.edu.br/acesso-a-informacao/Institucional. Acesso em: 12 abr. 2020.

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Pró Reitoria de Administração e Planejamento. Anuário Estatístico 2017 Ano Base 2016. Fortaleza: IFCE, 2017.

KNIGHT, Jane. Updated internationalization definition. International Higher Education, Boston, v. 33, p. 2-3, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definitions, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, Califórnia, v. 8, n. 5, p. 4-31, 2004. Disponível em: 10.1177/1028315303260832.

KNIGHT, Jane. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT, H.; JARAMILLO, I. C.; GACEL-AVILA, J.; KNIGHT, J. (ed.). Internationalization of higher education in Latin America: the international dimension. Washington DC: World Bank, 2005. p. 1-38.

KNIGHT, Jane. Student mobility and internationalization: trends and tribulations. Research in Comparative and International Education, Califórnia v. 7, n. 1, p. 20-33, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.2304/rcie.2012.7.1.20.

LAUS, Sonia Pereira. A internacionalização da educação superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. Tese (Doutorado) – Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MIURA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas de conhecimento. 2006. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006.

MORGADO, José Carlos. Processo de Bolonha e Ensino Superior num mundo globalizado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 37-62, jan./abr. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100003.

MUELLER, Cristiana Verônica. O processo de internacionalização do ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

NEZ, Egeslaine. Fluxos de cooperação acadêmica para a internacionalização. In: MOROSINI, M. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: PUCRS, 2019. p. 151-166.

OLIVEIRA, Paula Souza de. Internacionalização da educação superior: um estudo de caso em instituições públicas de ensino superior no Estado da Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

SEEBER, Marco et al. Why do Higher Education Institutions Internationalize? An investigations of the multilevel determinants of internationalization rationales. Higher Education, Amsterdam, v. 8, p. 685-702, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-015-9971-x.

SEEBER, Marco; MEOLI, Michele; CATTANEO, Mattia. How do European Higher Education Institutions Internationalize? Studies in Higher Education, London, v. 45, n. 1, p. 145-162, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2018.1541449

SCOTT, Robert A. Campus developments in response to the challenges of internationalization: the case of Ramapo College of New Jersey (USA). Springfield: CBIS Federal, 1992.

TEICHLER, Ulrich. Internationalisation of higher education: European experiences. Asia Pacific Education Review, Seoul, v. 10, n. 1, p. 93-96, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12564-009-9002-7.

UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. UNILAB: caminhos e desafios acadêmicos da Cooperação Sul-Sul. Redenção: UNILAB, 2013.

UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. UNILAB: como surgiu. Redenção: UNILAB, 2018a. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/como-surgiu/. Acesso em: 21 ago. 2018.

UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Relatório de Gestão 2017. Redenção: UNILAB, 2018b. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/05/Relat%C3%B3rio-Gerencial-2017.pdf. Acesso em: 18 set. 2018.

UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Guia do Estudante da UNILAB. Redenção: UNILAB, 2018c. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B_ozBePkZTDxaUNyeFlKNUJSM2c/view. Acesso em: 18 set. 2018.

UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA.UNILAB em números. Redenção: UNILAB, 2018d. Disponível em: encurtador.com.br/kmnAZ. Acesso em: 18 set. 2018.

UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Coordenadores de Programas de Pós-Graduação comemoram ótima avaliação da CAPES. Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional. Fortaleza, 2017. Disponível em: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2017/10236-coordenadores-de-programas-de-pos-graduacao-comemoram-otima-avaliacao-da-capes. Acesso em: 12 dez. 2017.

UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Plano de Internacionalização. Conselho Universitário. Fortaleza, 2018a. Disponível em: http://www.ufc.br/images/_files/a_universidade/plano-internacionalizacao-ufc/plano-internacionalizacao-ufc.pdf. Acesso em: 17 set. 2018.

UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Criação do Comitê de Governança. Conselho Universitário. Fortaleza, 2018b. Disponível em: http://www.secretariadegovernanca.ufc.br/resolucao-012017-do-consuni/. Acesso em: 18 set. 2018.

UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-Reitoria de Relações Internacionais. Sobre a PROINTER. Fortaleza, 2018c. Disponível em: http://www.prointer.ufc.br/pt/sobre-a-prointer/. Acesso em: 20 set. 2018.

VILALTA, Luis Antônio. A internacionalização do ensino superior brasileiro: conceitos e características do processo em instituições privadas de ensino superior. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2012.

WADWHA, Rashim. New phase of internationalization of higher education and institutional change. Higher Education for the Future, New York, v. 3, n. 2, p. 227-246, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2347631116650548.

WARNER, Gary. Internationalization models and the role of the university. International Education Magazine, Califórnia, p. 21, 1992.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

TEIXEIRA, Linnik Israel Lima; SOARES, Maria Elias; OLIVEIRA JÚNIOR, Marcos Antônio Cavalcante de; BARROSO, Elane dos Santos Silva; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Internacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de ensino superior no Ceará. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4820. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.