A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais

Autores

Palavras-chave:

universidade, estudante universitário, ansiedade, habilidades sociais

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar o nível de ansiedade em estudantes universitários e sua relação com as habilidades sociais dos discentes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utiliza métodos estatísticos multivariados foram aplicados a fim de se verificar o impacto da ansiedade em diversas características dos discentes. Os resultados encontrados apontam que 53% das mulheres e 35% dos homens apresentaram provável ansiedade, totalizando 45% da amostra. Ainda apontam que alunos no último período do curso apresentam maiores níveis de ansiedade, comparado com os demais períodos. Por fim, verificou-se uma correlação negativa entre a ansiedade e as habilidades sociais, mensuradas pela capacidade de abordar uma autoridade, receptividade de elogio e pela capacidade de pedir ajuda. Dessa forma, os resultados apontam que a ansiedade no meio universitário é um problema que pode afetar de forma considerável o desempenho dos alunos na universidade e ações em sala de aula podem ajudar a mitigar as consequências de um problema cada vez mais comum nas universidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, Albert John; LEONARD, Henrietta; SWEDO, Susan E. Current knowledge of medications for the treatment of childhood anxiety disorders. Journal of the American Academy of child & Adolescent psychiatry, United States, v. 34, n. 8, p. 976-986, 1995.

APA. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ANDREWS, Bernice; HEJDENBERG, Jennie; WILDING, John. Student anxiety and depression: comparison of questionnaire and interview assessments. Journal of affective disorders, Amsterdam, v. 95, n. 1-3, p. 29-34, 2006.

BALDASSIN, Sergio et al. The characteristics of depressive symptoms in medical students during medical education and training: a cross-sectional study. BMC medical education, London, v. 8, n. 1, p. 1-8, 2008.

BECKER, Gary. The economic approach to human behavior. London: Chicago Press, 1976.

BERGEROT, Cristiane D. et al. Avaliação de ansiedade e depressão em pacientes oncológicos: comparação psicométrica. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p. 187-197, 2014.

BERTMAN, Sandra. Facing death: images, insights, and interventions: a handbook for educators, healthcare professionals, and counselors. New York: Taylor & Francis, 2016.

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini et al. Avaliação de um treinamento de habilidades sociais (THS) com universitários e recém-formados. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 13, n. 2, 2009.

BORBA, Camila S.; HAYASIDA, Nazaré M.; LOPES, Fernanda M. Ansiedade social e habilidades sociais em universitários. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 13, n. 3, p. 119-137, 2019.

BORCHARDT, Miriam et al. O perfil do engenheiro de produção: a visão de empresas da região metropolitana de Porto Alegre. Production, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 230-248, 2009.

BORST, Jorien M.; FRINGS-DRESEN, Monique H. W.; SLUITER, Judith K. Prevalence and incidence of mental health problems among Dutch medical students and the study-related and personal risk factors: a longitudinal study. International journal of adolescent medicine and health, London, v. 28, n. 4, p. 349-355, 2015.

BOTEGA, Neury et al. Mood disorders among medical in-patients: a validation study of the hospital anxiety and depression scale (HAD). Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 29, n. 5, p. 355-363, 1995.

BRADY, Shawn et al. Pre-coronary artery bypass graft measures and enrollment in cardiac rehabilitation. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention, Philadelphia, v. 25, n. 6, p. 343-349, 2005.

BRANDBERG, Y. et al. Preoperative psychological reactions and quality of life among women with an increased risk of breast cancer who are considering a prophylactic mastectomy. European Journal of Cancer, Oxford, v. 40, n. 3, p. 365-374, 2004.

COOK, Alyssa F. et al. The prevalence of medical student mistreatment and its association with burnout. Academic medicine: journal of the Association of American Medical Colleges, Philadelphia, v. 89, n. 5, p. 749, 2014.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda A. P. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, Natal, v. 8, n. 3, p. 413-420, 2003.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2004.

DEL PRETTE, Zilda; DEL PRETTE, Almir; BARRETO, Maria. Cecilia. Mendes. Análise de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em uma amostra de universitários. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 14, n. 3, p. 219-228, 1998.

ELANI, Hawazin W. et al. A systematic review of stress in dental students. Journal of Dental Education, Washington, v. 78, n. 2, p. 226-242, 2014.

FERNANDES, Marcia et al. Prevalência dos transtornos de ansiedade como causa de afastamento de trabalhadores. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, supl. 5, p. 2213-2220, 2018.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson B.; SILVA JUNIOR, José. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, Recife, v. 18, n. 1, 2009.

GOMES, Carlos et al. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, Ribeirão Preto, v. 16, n. 1, p. 1-8, 2020.

GONDIM, Sonia. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, p. 299-309, 2002.

IBRAHIM, Ahmed et al. A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research, Oxford, v. 47, n. 3, p. 391-400, 2013.

IGUE, Érica; BARIANI, Isabel; MILANESI, P. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 13, n. 2, p. 155-164, 2008.

IP, Eric J. et al. Motivations and predictors of cheating in pharmacy school. American Journal of Pharmaceutical Education, Lincoln, v. 80, n. 8, 2016.

JANUARY, James et al. Prevalence of depression and anxiety among undergraduate university students in low-and middle-income countries: a systematic review protocol. Systematic Reviews, United Kingdom, v. 7, n. 1, p. 57, 2018.

LOPES, Daniele et al. Treinamento de habilidades sociais: Avaliação de um programa de desenvolvimento interpessoal profissional para universitários de ciências exatas. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 21, n. 1, 2017.

MARCOLINO, José et al. Escala hospitalar de ansiedade e depressão: estudo da validade de critério e da confiabilidade com pacientes no pré-operatório. Revista Brasileira de Anestesiologia, Rio de Janeiro, v. 57, n. 1, p. 52-62, 2007.

MAYER, Fernanda et al. Factors associated to depression and anxiety in medical students: a multicenter study. BMC Medical Education, London, v. 16, n. 1, p. 282, 2016.

MIRANDA, Gilberto José; REIS, Clara Figueira; FRETIAS, S. C. Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de ciências contábeis. In: INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUTING, 17., 2017. p. 1-14.

MORENO-JIMÉNEZ, Bernardo et al. Habilidades sociales para las nuevas organizaciones. Behavioral Psychology/Psicología Conductual, Granada, v. 22, n. 3, p. 587-604, 2014.

OLIVEIRA, Maria Aparecida; DUARTE, Angela Maria Menezes. Controle de respostas de ansiedade em universitários em situações de exposições orais. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 183-200, 2004.

PILLAY, Naushni; RAMLALL, Suvira; BURNS, Jonathan K. Spirituality, depression and quality of life in medical students in KwaZulu-Natal. South African Journal of Psychiatry, South Africa, v. 22, n. 1, 2016.

PORCU, Mauro; FRITZEN, Claudio Vinicius; HELBER, Cesar. Sintomas depressivos nos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Maringá. Psiquiatria na prática médica, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 2-6, 2001.

RICK, Scott; LOEWENSTEIN, George. Intangibilidade na escolha intertemporal. In: ÁVILA, Flávia; BIANCHI, Ana Maria. Guia de economia comportamental e experimental. São Paulo: Economiacomportamental, 2015. p. 76-97.

SALLES, Léia. Fortes; SILVA, Maria. Júlia. Paes. Efeito das essências florais em indivíduos ansiosos. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 238-242, 2012.

SAMSON, Alain. Introdução à economia comportamental e experimental. In: ÁVILA, Flávia; BIANCHI, Ana Maria. Guia de Economia Comportamental e Experimental. São Paulo: Economiacomportamental, 2015. p. 25-59.

SANTOS, Lais Silva et al. Qualidade de vida e transtornos mentais comuns em estudantes de medicina. Cogitare enferm, Curitiba, v. 22, n. 4, p. e52126, 2017.

SMITH, Adam. An inquiry into the nature and causes of the Wealth of Nations. New York: Metalibri, 2005.

SMITH, Adam. The theory of moral sentiments: by Adam Smith. London: Printed for A. Millar, 2007.

WADE, Alan. G. The economic burden of anxiety and depression. Medicographia, França, v. 34. n. 3, 2012.

WEGE, Natalia et al. Mental health among currently enrolled medical students in Germany. Public Health, London, v. 132, p. 92-100, 2016.

WHO. World Health Organization. Mental Health: Action Plan 2013-2020. Geneva: WHO, 2013. Disponível em: https://www.who.int/mental_health/management/depression/prevalence_global_health_estimates/en/. Acesso em: 17 jul. 2020.

WHO. World Health Organization. Depression and Other Common Mental Disorders: Global Health Estimates. Geneva: WHO, 2017. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/89966/9789241506021_eng.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 jul. 2020.

ZIGMOND, Anthony S.; SNAITH, R. P. The hospital anxiety and depression scale. Acta psychiatrica scandinavica, Copenhagen, v. 67, n. 6, p. 361-370, 1983.

Downloads

Publicado

07-04-2022

Como Citar

BERNARDELLI, Luan Vinicius; PEREIRA, Camila; BRENE , Paulo Rogério Alves; CASTORINI , Luccas Damasceno da Cunha. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4921. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos