A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19

determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp

Authors

Keywords:

avaliação discente, ensino remoto emergencial, Covid-19

Abstract

O artigo analisa a avaliação dos estudantes de graduação em Ciências Sociais, Filosofia, História, História da Arte, Letras e Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o primeiro semestre de oferta dos cursos no regime de Atividades Domiciliares Emergenciais (ADE), implantado devido à pandemia de Covid-19. Realizou-se um survey, com 468 respondentes, via questionário autoaplicável, para coletar a avaliação discente – por meio de indicadores em escala qualitativa (Likert) e quantitativa (notas de 0 a 10) – e outras informações que foram agrupadas em quatro dimensões: 1) participação e interação; 2) saúde mental; 3) disponibilidade de tempo; 4) condições materiais de estudo. Além da análise descritiva, utilizou-se dois modelos de regressão (linear e logística) para verificar os fatores pedagógicos, socioeconômicos e emocionais que explicam as diferenças nas avaliações dos estudantes. Os resultados mostraram queda na qualidade geral dos cursos em ADE na percepção dos estudantes. A avaliação é mais positiva entre os que conseguiram participar e interagir, com melhor aproveitamento das aulas síncronas. Quando há aumento de stress e dificuldade de concentração, a avaliação piora. Por fim, as condições materiais adequadas de estudo apareceram como fatores necessários, mas não suficientes para uma boa avaliação discente.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARIEIRA, Jailson de Oliveira et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 313-340, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/8C6fw53wJg7mggDSW775Tyd/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 2 set. 2021.

ARKORFUL, Valentina; GHANA, Nelly Abaidoo. The role of e-learning, advantages and disadvantages of its adoption in higher education. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, United States of America, v. 12, n. 1, p. 29-43, 2015. Disponível em: https://www.itdl.org/Journal/Jan_15/Jan15.pdf#page=33 Acesso em: 2 set. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510/2016. Apresenta um marco normativo para as atividades de pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília, 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf Acesso em: 2 set. 2021.

CHARCZUK, Simone B. Sustentar a transferência no ensino remoto: docência em tempos de pandemia. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 109-145, 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/edreal/a/S7dGKjBx7Ch4FxCwVc93pVg/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 2 set. 2021.

CONAE - Conferência Nacional de Educação. Documento referência. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://conae.mec.gov.br/images/pdf/doc_referencia_conae_2018.pdf Acesso em: 2 set. 2021.

FARO, André et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos da Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/dkxZ6QwHRPhZLsR3z8m7hvF/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 2 set. 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GUSSO, Heder L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pBY83877ZkLxLM84gtk4r3f/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 2 set. 2021.

GOUDEAU, Sébastien et al. Why lockdown and distance learning during the COVID-19 pandemic are likely to increase the social class achievement gap. Nature Human Behaviour, United Kingdom, v. 5, 2021, 1273-281, 2021. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41562-021-01212-7.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.

HOQ, Mohammad Ziaul. E-Learning During the Period of Pandemic (COVID-19) in the Kingdom of Saudi Arabia: an empirical study. American Journal of Educational Research, United States of America, v. 8, n. 7, p. 457-464, 2020. Disponível em: http://article.scieducationalresearch.com/pdf/education-8-7-2.pdf Acesso em: 2 set. 2021.

LATTIN, James; CARROLL, J. Douglas; GREEN, Paul E. Análise de dados multivariados. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MARTINS, Letícia M.; RIBEIRO, José Luiz D. Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 24, n. 1, p. 8-25, mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/h6BHwjD6qsHyjpKcsnsMSCj/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 2 set. 2021.

MARX, Karl. O Capital: crítica à economia política. Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. v. 2.

NUNES, Enedina B. L. L. P.; PEREIRA, Isabel C. A.; BRASILEIRO, Tânia S. A. A interação como indicador de qualidade na avaliação da educação a distância: um estudo de caso com docentes, tutores e discentes. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 3, p. 869-887, nov. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4LVRSwQZwC9xqMczZ7gJh9j/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 2 set. 2021.

PESCE, Lucila. As contradições da institucionalização da educação a distância, pelo Estado, nas políticas de formação de educadores: resistência e superação. Revista HISTEDBR (UNICAMP), Campinas, v. 1, n. 26, p. 183-208, jun. 2007. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4991/art11_26.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.

PESCE, Lucila; HESSEL, Ana Mari Di Grado. Ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19: um relato analítico. Dossiê temático: Educação e cultura digital na COVID-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17. n. 45, 2021. p. 1-19. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8323 /. Acesso em: 2 set. 2021.

RODRIGUEZ, Maria Barron et al. Remote learning during the global school lockdown: multi-country lessons. International Bank for Reconstruction and Development. Washington: World Bank Group, 2020. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/668741627975171644/pdf/Remote-Learning-During-the-Global-School-Lockdown-Multi-Country-Lessons.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.

SANTAELLA, Lúcia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 9, p. 211-221, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/Z96vv4RWJy4Qb8hghKmtvCL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 set. 2021.

VAZQUEZ, Daniel A. et al. Vida sem Escola e a saúde mental dos estudantes de escolas públicas durante a pandemia de Covid-19. Scielo Preprints, São Paulo, maio, 2021 Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2329/version/2467 Acesso em: 2 set. 2021.

UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Dados graduação. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/indicadores/graduacao. Acesso em: 2 set. 2021.

Published

2022-04-07

How to Cite

Vazquez, D. A. ., & Pesce, L. . (2022). A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 27(1). Retrieved from https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4929

Issue

Section

Artigos