Expansão e qualidade da educação superior

um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024

Autores

  • Renata Ramos da Silva Carvalho Universidade Estadual de Goiás
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

educação superior, plano nacional de educação, expansão da educação superior

Resumo

Este texto analisa a evolução das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 que
tratam da educação superior (graduação e pós-graduação). Esta investigação corresponde ao período de
2012 a 2018 e possui como referência dados produzidos no âmbito da pesquisa “Expansão e qualidade
da educação superior no contexto do PNE 2014-2024: Tensões, limites e perspectivas”, com base no
Censo da Educação Superior do Inep, Pnad/IBGE e PnadC 2016 e 2018. Os resultados indicam que as
metas 13 e 14, voltadas à pós-graduação, estão parcialmente cumpridas, enquanto a meta 12, embora
registre crescimento, está longe de ser alcançada, sobretudo em termos das taxas líquida e bruta de
matrículas, assim como no tocante à expansão das matrículas no segmento público. Destaca-se ainda
que a crise econômico-política e, especialmente, as políticas econômicas de austeridade que estão
impactando negativamente a manutenção e expansão da pós-graduação, assim como pesquisa básica e
tecnológica, podem agravar o cumprimento dessas metas

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

CARVALHO, R. R. da S.; OLIVEIRA, J. F. de. Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 227–247, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/5085. Acesso em: 5 dez. 2022.

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