Evasão no ensino superior público do Brasil

estudo de caso da Universidade de São Paulo

Autores

  • Debora Bernardo da Silva Universidade de São Paulo
  • Adriana Aparecida de Oliveira Ferre Universidade de São Paulo
  • Patricia dos Santos Guimarães Universidade de São Paulo
  • Ricardo de Lima Universidade de São Paulo
  • Isabela Battistelo Espindola

Palavras-chave:

evasão, ensino superior, ensino público

Resumo

A evasão é um dos problemas mais recorrentes do ensino superior, seja este público ou privado. Diante
disso, o presente artigo realiza tanto uma revisão sistematizada da literatura sobre evasão quanto um
estudo de caso sobre a situação acadêmica e o significado das experiências de evasão na perspectiva de
estudantes na Universidade de São Paulo no período 2010-2020. Verificou-se que os cursos de
graduação nas áreas de ciências exatas apresentaram as maiores taxas de evasão no período
contemplado. As medidas de intervenção destacadas no presente artigo norteiam a elaboração de futuras
propostas e diagnósticos para combater à evasão.

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

SILVA, D. B. da; FERRE, A. A. de O.; GUIMARÃES, P. dos S.; LIMA, R. de; ESPINDOLA, I. B. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 248–259, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/5086. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos