Acesso e permanência na educação superior como direito

sobre os impactos das políticas de assistência estudantil e ações afirmativas na UFOB

Autores

  • Silvano Messias dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Rebeca Sobral Freire Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

educação superior, políticas públicas, acesso e permanência

Resumo

Pretende-se, aqui, refletir, na perspectiva dos direitos humanos, sobre o papel das políticas de assistência
estudantil e de ações afirmativas para o acesso e a permanência de estudantes de camadas populares ao
ensino superior, de onde foram historicamente excluídos pelas políticas de elitização das universidades
brasileiras. Para tanto, o presente artigo assume a análise de documentos institucionais que constituem
a fundamentação e instrumentalização das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas no
âmbito da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), situada no interior da Bahia, no nordeste
do Brasil. Parte-se do princípio de que o direito à educação e, neste caso, à educação superior, perpassa
por várias questões sociais e de cidadania, dentre as quais a importância das políticas de assistência
estudantil e de ações afirmativas, articuladas à criação de ambientes acadêmicos inclusivos, com
autonomia, diversidade, solidariedade, respeito e igualdade de condições de aprendizagem. Conclui-se
que a vivência plena da cidadania e da democracia social, econômica e cultural está intrinsecamente
associada à garantia do direito a escolas e universidades, que são lugares de formação para todos os
sujeitos de direitos humanos, indispensáveis para a promoção e efetividade da dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro

de 1996, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática

"História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 15 out 2021.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de

, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, para incluir no currículo oficial

da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e

Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-

/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 15 out 2021.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades

federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 15 out.

BRASIL. Lei nº 12.825, de 5 de junho de 2013. Dispõe sobre a criação da UFOB.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/L12825.htm.

Acesso em: 15 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto

de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 15 out.

BRASIL. Caderno de educação em direitos humanos. Brasília: SDH/PR, 2013. Disponível

em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2013/10/Anexo40_Diretrizes-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-em-Direitos-Humanos.pdf.

Acesso em: 10 out. 2021.

CAMBRICOLI, Fabiana. Só 0,9% dos novos médicos de SP é negro. O Estado de São

Paulo, 2015. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,so-0-9-dos-novosmedicos-de-sp-e-negro,1628563. Acesso em: 20 set. 2021.

COMPARATO, Fábio. Afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraivajur,

MACIEL, Carina; LIMA, Elizeth; GIMENEZ, Felipe. Políticas e permanência para estudantes na educação superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,

Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 759-781, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/68574. Acesso em: 10 ago. 2021.

Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 260-280, jul. 2022 279

NASCIMENTO, Ilca Freitas. Lei de cotas no ensino superior: desigualdades e

democratização do acesso à universidade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro

Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, São Paulo, 2016.

MURAL DO OESTE. “Mural do Oeste-entrevista” apresenta reitora Pro Tempore da

UFOB. 2018. Disponível em: https://muraldooeste.com/mural-do-oeste-entrevista-apresentareitora-pro-tempore-da-ufob-professora-iracema-veloso/. Acesso em: 10 ago. 2021.

LUÑO, Antônio Peres. Derechos humanos, estado de derecho y constitución. Madrid: Tecnos, 2010.

ROSA, Chaiane de Medeiros. Limites da democratização da educação superior: entraves na

permanência e a evasão na Universidade Federal de Goiás. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO,

v. 12, n. 1, p. 240-257, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Silvano/Downloads/31219-

Texto%20do%20artigo-131309-1-10-20140722.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.

SANTOS, Silvano Messias dos. O serviço de apoio pedagógico na UFOB: contribuições para

a afiliação estudantil ao ensino superior. In: SANTOS, Geovane Santana dos et al. (orgs.).

Gestão pública: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas

e institutos federais. São Carlos: Pedro & João, 2017. p. 166-180.

SARLET, Ingo Wolfgang. Eficácia dos diretos fundamentais: uma teoria geral dos direitos

fundamentais na perspectiva constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

SELBACH, Paula Trindade da Silva. Os programas de apoio pedagógico nas universidades:

uma possibilidade de repensar as políticas para a formação do professor universitário. In:

ANPED Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3306/737.

Acesso em: 11 ago. 2021.

TOMELIN, Karina; DIAS, Ana Paula; SANCHEZ, Cintia; PERES, Juliana; CARVALHO,

Silvia. Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio

discente e docente. Rev. Psicopedagogia, Pinheiros-SP, v. 35, n. 106, p. 94-103, 2018.

Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v35n106/11.pdf. Acesso em: 15 jun.

TROVO, Marlene; SALINAS, Walmir Ruis. Movimento negro no Brasil (1970-2010): resistência e conquistas. Secretaria de Educação, Paraná, v. 1, 2014. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-campomourao_hist_artigo_marlene_trovo.pdf. Acesso em: 20

jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Avaliação Interna de Curso de

Graduação do Campus Reitor Edgard Santos. Relatório Técnico 1ª Edição. Barreiras:

UFOB: PROGRAF, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Caderno de Programas Ações

Afirmativas e Assistência Estudantil. Barreiras: UFOB: POGRAF, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Perfil do estudante: resultados da V

Pesquisa do Perfil Socioconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação da ANDIFES2018. UFOB, 2019a.

Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 260-280, jul. 2022 280

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento

Institucional. UFOB: Conselho Universitário, 2019b. Disponível em: https://ufob.edu.br/aufob/planos-e-projetos/plano_de_desenvolvimento_institucional_ufob.pdf/view

https://ufob.edu.br/a-ufob/planos-e-projetos. Acesso em: 07 ago. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Projeto Político-Pedagógico

Institucional. UFOB: Conselho Universitário, 2016. Disponível em: https://ufob.edu.br/aufob/planos-e-projetos. Acesso em: 15 set. 2021

Downloads

Publicado

27-09-2022

Como Citar

SANTOS, Silvano Messias dos; FREIRE, Rebeca Sobral. Acesso e permanência na educação superior como direito : sobre os impactos das políticas de assistência estudantil e ações afirmativas na UFOB. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 260–280, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/5089. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.