Internacionalização do ensino superior e cooperação educacional
o caso do pec-g na voz dos estudantes
Palavras-chave:
PEC-G, internacionalização, cooperação internacionalResumo
A cooperação educacional do Brasil com a África e outros países do Sul-Global, na área da educação
superior, teve início mais efetivamente na década de 1960 do século XX, por meio do Programa
Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Este
artigo tem por objetivo discutir a política de cooperação internacional na educação superior
materializada nos documentos do PEC-G e na fala de estudantes, tomando-a como uma política de
internacionalização do ensino superior no Brasil. A metodologia envolveu análise de documentos
oficiais do programa e 14 entrevistas com estudantes de 10 países. Os resultados indicam que há grandes
desafios a serem superados, especialmente no que se refere ao racismo enfrentado por estudantes
africanos, no entanto, na avaliação dos estudantes, a experiência de se graduar em universidades
brasileiras por meio do PEC-G tem sido muito positiva.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Internacionalização ou transnacionalização da educação
superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado.
Crítica Educativa, Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 56-79, jan./jun. 2015. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v1i1.24. Acesso em: 22 maio 2019.
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. A educação superior em tempos de internacionalização:
cinco mitos, nove enganos, cinco verdades. In: CUNHA, Célio, SOUSA, José Vieira;
SILVA, Maria Abadia. Internacionalização da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016
BAKHTIN, Mikail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BARROS, Deolindo; NOGUEIRA, Silvia Garcia. Cooperação educacional internacional
Brasil/África: do programa estudantes-convênio de graduação (PEC-G) à Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Revista de Estudos
Internacionais, João Pessoa, v. 6, n. 2, 2015.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério das Relações Exteriores. Edital nº 34/2019.
Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/G/2020/Edital_PEC-G_2020.pdf.
Acesso em: 27 nov. 2019.
BRASIL. Presidência da Republica Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Decreto nº
948, de 12 de março de 2013. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-
/2013/decreto/d7948.htm. Acesso em: 27 nov. 2019.
ESCOBAR, Arturo. Encountering development: the making and unmaking of the third
world. New Jersey: Princeton University Press, 1995.
FANON, Franzt. Peles negras máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.
GONÇALVES, Susana. Internacionalização em casa: a experiência da ESEC. Exedra. 1,
Disponível em: http://docplayer.com.br/47866239-Internacionalizacao-em-casa-aexperiencia-da-esec.html. Acesso em: 08 jun. 2018.
GORDON, Lewis R. Prefácio. In: FANON, Franzt. Peles negras máscaras brancas.
Salvador: Edufba, 2008.
Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 305-325, jul. 2022 324
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales.
Journal of Studies in International Education, United States, v. 8, n. 1, p. 05-31, Spring,
KNIGHT, Jane. Internationalization: a decade of changes and challenges. International
Higher Education, Boston, n. 50, p. 6-7, 2008.
KNIGHT, Jane. Internationalisation: key concepts and elements. In: EUROPEAN
UNIVERSITY ASSOCIATION. Internationalisation of european higher education.
Berlin: Raabe, 2010.
KNIGHT, Jane. Knowledge Diplomacy. The way forward? Discussion paper. London:
British Council, 2018.
KNIGHT, Jane. Five Myths about Internationalization. International Higher Education,
Boston, n. 62, p. 14-15, Winter, 2011.
KRAWCZYK, Nora Rut. As políticas de internacionalização das universidades no Brasil: o
caso da regionalização no Mercosul. Jornal de Políticas Educacionais, Paraná, n. 4, p. 41–
, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.jpe.ufpr.br/n4_5.pdf. Acesso em: 22 maio
LEAL. Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. Política externa brasileira,
cooperação sul-sul e educação superior: o caso do programa estudante-convênio de
graduação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p. 343-359, abr./jun. 2018.
LIMA, Licínio; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O processo de
Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade
Nova. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2019.
LUCE, Maria Beatriz; FAGUNDES, Caterine Vila; MEDIEL, Olga González.
Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na
avaliação da mobilidade acadêmica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 317-
, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n2/1982-5765-aval-21-02-
pdf. Acesso em: 08 jun. 2018.
MAUÉS, Olgaíses C.; BASTOS, Robson S. Políticas de internacionalização da educação
superior: o contexto brasileiro. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 333-342, set./dez.
MEMMI, Albert. The colonizer and the colonized. London: Souvenir press, 2016.
MILANI, Carlos R. S; CONCEIÇÃO, Carlos F.; M’BUNDE, Saba Timóteo. Cooperação sulsul em educação e relações Brasil-PALOP. Caderno CrH, Salvador, v. 29, n. 76, p. 13-32,
jan./abr. 2016.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: BONILLO, H. Los
conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones; FLACSO, 1992. p. 437- 449.
Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 305-325, jul. 2022 325
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A
COLONIALIDADE do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericana. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
MINAYO, M. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo:
Hucitec, 2007.
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado. Internacionalização da
educação superior no brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em
Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2017, p. 1-27.
SEN, Amartya. Development as freedom. Oxford: Oxford University Press, 1999.
SENA, Andrelina Pimentel de; MATOS, Fátima Regina Ney; MACHADO, Diego de
Queiroz; SENA, Augusto Marcos Carvalho de. Internacionalização da educação superior: um
estudo com alunos intercambistas de uma instituição de ensino superior do Brasil. Arquivos
Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 22, n. 122, p. 1068-2341, 2014.
SILVA, Luis Inácio Lula. 2013. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/wpcontent/uploads/2013/03/Discurso-Lula.pdf. Acesso em: 27 nov. 2019.
SOUSA, José Vieira. Diferentes olhares sobre a internacionalização da educação:
introduzindo o debate. In: CUNHA, Célio, SOUSA, J. V.; SILVA, Maria Abadia.
Internacionalização da educação. Belo Horizonte: Fino Traço. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.