PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE

Autores

  • Sueli Petry da Luz
  • Newton César Balzan

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar considerações avaliativas sobre os resultados de uma tese de doutorado intitulada “Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior: um estudo de caso”, desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, e apresentada na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em Campinas, Estado de São Paulo, em novembro de 2007. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso, por meio de narrativa. O plano de desenvolvimento do artigo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a instituição e o referido Programa em sua primeira edição. A segunda apresenta a metodologia e a análise dos dados da pesquisa. A terceira parte aborda os resultados do estudo de caso. A quarta parte avalia os resultados alcançados. Ao final, efetuam-se considerações que sinalizam para a importância da continuidade de estudos, em favor do estado da arte sobre formação continuada para docentes do ensino superior, que objetive caracterizar a identidade e profissionalidade docente, em nível nacional, principalmente a partir dos saberes e fazeres desses programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Petry da Luz

Doutora em Educação pela UNICAMP (SP). Professora da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil. Membro do GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior da UNICAMP (SP).

Newton César Balzan

Pós- Doutorado - Boston University, USA. Professor titular da Faculdade de Educação - PUC de Campinas; SP, Brasil. Professor Colaborador da Faculdade de Educação - UNICAMP; Assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), PUC-Campinas; Pesquisador Sênior- CNPq; Consultor Ad-Hoc: UNESP, FAPESP, FAEP-UNICAMP

Downloads

Como Citar

LUZ, Sueli Petry da; BALZAN, Newton César. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/741. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos