RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA

Autores

  • Tânia Maria Baibich
  • Luís Henrique Sommer

Resumo

O texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de investigação que se debruça sobre a qualidade do ensino de graduação. As análises são desenvolvidas sobre material resultante de entrevistas presenciais e por e-mail com pró-reitores de graduação de doze diferentes universidades brasileiras. O foco está nas relações entre o conceito de qualidade de ensino de graduação, nos indicadores desta qualidade e nos exemplos de ações que ratificariam essa condição. Princípios de análise de conteúdo de Bardin permitiram-nos obter, através da descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que ajudaram a fazer inferências de conhecimentos relativos às condições de produção das mensagens e demonstraram a carência da clareza do que seja qualidade de ensino de graduação desde a perspectiva da instituição, a submissão da mesma a uma lógica de mercado, o vácuo existente entre intenção e gesto e o olhar individualizado e pontual sobre qualidade e não o institucional e sistemático como seria desejável.

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Como Citar

BAIBICH, T. M.; SOMMER, L. H. RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/750. Acesso em: 3 dez. 2022.

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