TESES E DISSERTAÇÕES: A QUALIDADE EM QUESTÃO. DESDOBRAMENTOS
Resumo
A pesquisa educacional vem registrando forte crescimento nas últimas décadas. Há dúvidas, porém, sobre a qualidade dessa produção e de seus posteriores desdobramentos. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo principal avaliar a qualidade de teses e dissertações defendidas entre 2000 e 2004, cujo foco de investigação envolveu 13 cursos de graduação correspondentes a 7 grandes áreas do conhecimento. Levantamento junto a bases de dados permitiu localizar 436 trabalhos direcionados à Educação Superior. Desses, 36 deles foram considerados como os mais relevantes para a investigação pretendida. Para o presente artigo, após leituras e releituras desse material, passou-se à análise por unidades, tendo-se como referência 10 categorias levantadas através do exame detalhado de 12 trabalhos selecionados aleatoriamente. Os resultados obtidos apontam para níveis de qualidade superiores àqueles que este pesquisador tinha como pressuposto inicial. Os autores foram entrevistados, procurando-se identificar os desdobramentos de suas pesquisas em termos de divulgação dos resultados, contribuição para a Educação Superior e desenvolvimento de suas carreiras acadêmicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BALZAN, Newton Balzan Cesar. TESES E DISSERTAÇÕES: A QUALIDADE EM QUESTÃO. DESDOBRAMENTOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/841. Acesso em: 1 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.