DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA AO ENSINO SUPERIOR OPERACIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE E A CRISE DO ESTADO NACIONAL

Autores

  • Luís Antonio Groppo

Resumo

Resgatando a relação entre o Estado nacional e a universidade moderna, comenta-se sobre a criação do mito-realidade da nação em consonância com o mito-realidade da universidade- instituição, a qual estaria destinada a pensar sua nação e sua época de modo autônomo. Após apresentar as crises da universidade – de hegemonia, de legitimidade e institucional – o artigo busca relacionar a mais séria destas crises, a institucional, que ameaça tornar a universidade-instituição autônoma em universidade operacional, com a crise daquele Estado nacional, no contexto da globalização do capital. Finda apresentando os principais contornos da crise institucional da universidade no Brasil contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GROPPO, Luís Antonio. DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA AO ENSINO SUPERIOR OPERACIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE E A CRISE DO ESTADO NACIONAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/881. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos