A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS

Autores

  • Erica Ferreira Marques

Resumo

Este artigo busca mostrar o quanto a aplicação de uma ferramenta de avaliação tipo “teste” em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, segundo a opinião destes matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa temático desenvolvido na própria instituição, denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística aplicado e desenvolvido para o apoio ao ensino presencial desta área. Baseando-se na importância de um mecanismo de avaliação de conteúdo, o LaViE visou contribuir para o ensino presencial disponibilizando ferra­mentas de conteúdo, interação e “teste seu conhecimento”. Para tanto, esta ferramenta de avaliação foi desenvolvida baseada em questões testes on-line com níveis diferentes de “adaptação” pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III). A metodologia utilizada para verificação da eficiência desta ferramenta tipo “teste” no ambiente virtual foi baseada, então, em uma avaliação quantitativa de acordo com a opinião dos alunos (usuários). Nessa pesquisa foram investigados quatro pressupostos. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi minis­trada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005, como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Observou-se, por este estudo, a importância do uso dessa ferramenta de avaliação como apoio ao ensino presencial e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARQUES, Erica Ferreira. A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO TIPO “TESTE” ON-LINE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/898. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos