PRÁXIS E “CATARSIS” COMO REFERÊNCIAS AVALIATIVAS DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DAS ONG’S, DOS SINDICATOS E DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Autores

  • Marcos Francisco Martins

Resumo

O presente artigo trata das referências avaliativas das ações educacionais desenvolvidas pelasONG’s, sindicatos e partidos políticos, que são entendidas como práxis capazes de gerar “catarsis” de diferentes tipos. Sustentado teoricamente em, basicamente, três autores: Marx, Gramsci e Vázquez, o texto inicia apresentando alguns apontamentos sobre o conceito de práxis e sobre o de “catarsis”, para posteriormente identificar a educação como um processo práxico e catártico. Essa compreensão da educação, que resgata os conceitos de “práxis comunitária” e “práxis social”, resulta em dupla asserção conclusiva, a saber: primeiro, que todo processo educativo resulta em alguma transformação e, segundo, que nem toda transformação resultante da educação é capaz de alterar as estruturas e superestruturas que caracterizam a totalidade da vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco. PRÁXIS E “CATARSIS” COMO REFERÊNCIAS AVALIATIVAS DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DAS ONG’S, DOS SINDICATOS E DOS PARTIDOS POLÍTICOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/904. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos