PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Marisa Bittar
  • Márcia Regina da Silva
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Resumo

O presente artigo focaliza a avaliação da produção científica em Educação veiculada entre 2001 e 2007 em duas das principais revistas da área: a Revista Brasileira de Educação (RBE) e a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). A metodologia adotada constou da seleção leitura dos resumos e textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, os quais foram analisados à luz das abordagens dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analíticodescritiva. Os resultados obtidos apontaram que o comportamento de publicação dos autores na RBHE e da RBE são similares e que a produção científica em Educação possui particularidades, porém traz em seu cerne características da pesquisa em Ciências Humanas em geral; por exemplo, índices elevados de publicação individual, predileção para utilizar como referências livros e capítulos de livros, frequência elevada de comunicação científica em fontes nacionais, entre outras características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BITTAR, Marisa; SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/910. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos