PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Maria Elisa Ehrhardt Carbonari

Resumo

Este estudo tem como propósito investigar os desafios e as perspectivas que justificam a existência da Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (IES). A análise desenvolvida parte das ações técnicas de avaliação, numa determinada experiência universitária onde acontecem as pesquisas de opinião que apontam o índice de satisfação da comunidade acadêmica, determinando os rumos dos serviços e metas institucionais apresentadas numa dada realidade pedagógica e administrativa. A investigação considerou os limites e possibilidades de uma avaliação que, transcendendo o ato técnico de levantamento de dados, ultrapassasse a identidade controladora clássica da avaliação possibilitando uma avaliação participativa emancipatória. Analisa as mudanças legais da avaliação - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), apresenta resultados, contradições e propostas de produção de uma cultura participativa de avaliação nas IES.

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Como Citar

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 11, n. 1, 2006. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/922. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos