PROJETO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÃO E IMPORTÂNCIA.

Autores

  • Raquel Cristina Ferraroni Sanches
  • Hélia Sônia Raphael

Resumo

As exigências dos novos tempos apontam para a necessidade de um repensar dos organismos educacionais, para que estes se adaptem à contemporaneidade. Este breve estudo pretende refletir sobre os processos de Avaliação Institucional desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior e sua contribuição para a obtenção da qualidade nos serviços prestados. A Avaliação Institucional, como instrumento de gestão, se bem conduzida, pode ser capaz de detectar os aspectos positivos e os que necessitam de mudança, devendo ser orientada para o conhecimento, a interpretação, a tomada de decisões e a transformação da realidade. A análise realizada aponta como positiva a busca pela qualidade, batizada pela Avaliação Institucional que, enquanto instrumento de gestão das IES, articulada com o planejamento pedagógico, deve ser fruto de um trabalho coletivo, parte da vida e da cultura da instituição, impulsionando o crescimento e a criatividade dos indivíduos e da própria instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; RAPHAEL, Hélia Sônia. PROJETO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÃO E IMPORTÂNCIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 11, n. 1, 2006. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/923. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos