About the Journal

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, uma publicação conjunta das instituições Universidade Estadual de Campinas e Universidade de Sorocaba, tem como escopo contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre a educação superior, em especial sobre avaliação institucional da educação superior e temas relacionados com as tendências e as políticas da educação superior e ciência e tecnologia. Tem como política catalisar e difundir os trabalhos acadêmicos que são produzidos sobretudo nos meios universitários e que contribuem para o desenvolvimento das teorias e práticas de avaliação institucional e os debates gerais sobre educação superior no Brasil e nos demais países ibero-americanos. Os artigos são publicados na língua original dos seus respectivos autores, de preferência em português, espanhol e inglês. Destina-se especialmente ao público universitário: professores e estudantes, principalmente de pós-graduação em educação e de áreas vizinhas; interessa também aos responsáveis por políticas públicas de educação superior. Além de artigos acadêmicos, publica também resenhas e documentos, quando isso for interessante à área de atuação. Os artigos são submetidos a pareceres de membros da Comissão Editorial ou de pareceristas ad hoc.

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior publica artigos inéditos - não publicados em livros, revistas ou periódicos - com contribuições substantivas sobre questões relevantes para a temática central da revista. Balanços e ensaios bibliográficos (review essays) apenas serão publicados quando isso for de interesse do Conselho Editorial. As resenhas deverão ser inéditas de livros publicados recentemente (até 24 meses), que possuam relevância da obra resenhada para o campo das ciências sociais em geral e sejam aderentes à política editorial da Revista. A Revista aceita submissão de artigos e resenhas em português, espanhol e inglês, que serão publicados em sua língua original.

Não serão aceitos para publicação projetos ou relatórios de pesquisa, relatos de experiências, artigos descritivos sem problematização do tema, capítulo(s) de teses, dissertações ou trabalhos de conclusão de curso, tampouco artigos (ou versão destes) já publicados em periódicos nacionais ou estrangeiros, seja em formato impresso ou digital.

- Critérios de avaliação e de publicação
A Revista Avaliação segue exclusivamente critérios de mérito na publicação dos artigos. O processo de avaliação de mérito é idêntico para todos os artigos. Após submissão, os artigos são submetidos ao Conselho Editorial, o qual apreciará a adequação dos mesmos ao objetivo e política editorial da revista. O resultado dessa primeira etapa sairá em até 30 dias contados a partir da submissão. Em seguida, os artigos aprovados serão submetidos a uma segunda etapa de avaliação de adequação do artigo às normas da ABNT (que pode ser observado em Normas para publicação de manuscritos). Caso o artigo possua problemas estruturais de não cumprimento das normas em vigência, os autores serão convidados a fazer as adequações solicitadas e ressubmeter o texto.

Por fim, a terceira e última etapa de avaliação diz respeito ao envio dos artigos ao blind peer review (parecer cego por pares). Estima-se que o tempo médio para esta etapa é de até cinco meses. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas.

A ordem de publicação segue o critério de fila única, exceto quando o Conselho Editorial julgar necessário alguma alteração por motivação originada em balanços bibliográficos.

Normas para submissão de manuscritos
A Revista Avaliação busca, desde 1996, potencializar a difusão de conhecimento e o debate entre a comunidade universitária acerca de estudos e pesquisas sobre a educação superior. Neste sentido, o Conselho Editorial recomenda que os autores estejam atentos aos debates apresentados por artigos já publicados por esta revista nos números anteriores, buscando referenciá-los quando for pertinente.

A Revista Avaliação opera exclusivamente pelo sistema on-line Submission (SciELO), que utiliza o Open Journal System como suporte de gerenciamento e publicação de periódicos científicos. Todo o processo de submissão e de arbitragem dos artigos passará por essa plataforma eletrônica.

Os autores deverão registrar-se no sistema Scielo e submeter seus trabalhos para apreciação. A Revista "Avaliação" reforça que, no momento da submissão do artigo, todos os autores deverão ser inscritos no metadados. Após a submissão do artigo, nenhum autor poderá ser inserido.

Além disso, a Revista "Avaliação" reforça que os autores revisem cuidadosamente os artigos e vejam se estes se encontram adequados às exigências de formatação da revista e das normas da ABNT.

Os autores devem enviar, em arquivo Word separado, juntamente com o arquivo principal, as seguintes informações:

- Dados pessoais e acadêmicos relativos a instituição, cargo e titulação

- Endereço para correspondência, e-mail e telefone.

Forma e preparação de manuscritos

O texto deve ser digitado em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço 1,5. Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract e key words.

O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. Para apresentação dos elementos que constituem o artigo utilizar as normas da ABNT em vigor.

NBR 6022, 2003 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação;

NBR 6023, 2018 - Informação e documentação - Referências - Elaboração;

NBR 6024, 2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação;

NBR 6028, 2003 - Informação e documentação - Resumos - Apresentação;

NBR 10520, 2002 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação;

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
As citações curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 2,5cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas. Supressões de texto no interior das citações devem ser colocadas entre chaves (ABNT - NBR 10520/2002).

Toda citação direta deve estar seguida do sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, número de página, separados por vírgula, entre parênteses.

Ex. de citação direta com até 3 linhas

Tanto a sociedade quanto a realidade são dinâmicas e concretamente definidas, assim, a história constitui-se num processo dinâmico e transformador na medida em que se torna "o eixo da explicação e compreensão científicas e tem na ação uma das principais categorias epistemológicas." (FAZENDA, 1997, p. 106)

Ex. de citação direta com mais de 3 linhas

Lourenço Luzuriaga (1980, p. 22) adverte que:

Os ideais educacionais não são algo vago e flutuante, distanciados da realidade, mas precisos e concretos, como a própria realidade. Constituem, com efeito, parte tão intrínseca da nossa vida e da sociedade humana quanto nas ações e as instituições sociais, geralmente mais caducas e circunstanciais que os ideais humanos históricos.

Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado.

Nas citações indiretas deve-se indicar sobrenome do autor e data de publicação.

Ex. Como expressa Basbaum (1978), a filosofia tem sentido [...]

Ilustrações, Tabelas e Figuras

Devem ser enviados em arquivo separado do arquivo do texto, indicando seu local no texto. Estes elementos deverão estar totalmente legíveis, sem manchas e rasuras, em alta resolução – 600 dpi (pixels/polegada), com 12 cm de largura e altura máxima de 17 cm.

Notas de rodapé:
Devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimento ou tecer considerações. Apresentadas ao pé da página, também em corpo 10.

Referências:
Devem obedecer às prescrições da ABNT, NBR 6023/2018. Devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética. Títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em negrito. São justificadas somente à esquerda.

Exemplos:

Livro:
MEKSENAS, Paulo.  Aprendendo sociologia: a paixão de conhecer a vida. São Paulo: Loyola, 1991.

Capítulo de livro:
DEMARTINI, Zeila de Brito; ANTUNES, Fátima Ferreira.  Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. In: CAMPOS, Maria Christina S. S.; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da (orgs.). Feminilização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 69-94.

Artigo de periódico:
DIAS SOBRINHO, José. Sobre reformas e transformações da educação superior. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, Sorocaba, SP, v. 7, n. 1, p. 9-21, maio, 2005.

Toda referência de texto em periódico deve apresentar o local (cidade) de publicação do mesmo.

Tese:
SILVA, Paulo Celso da.  Como anjos caídos... mensageiras em espaços de flexibilidade e redes:  uma experiência geográfica. 1999. 140 p. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
Documento digital (on-line):
HISSA, Hélio Barbosa. Distritos industriais (ou clusters) como estratégia de desenvolvimento econômico local para o Brasil. Economianet, 2003. Disponível em: http://www.economiabr.net.br. Acesso em: 1 jun. 2005.

Reciprocidade
Autores que submetem artigos à Revista assumem o compromisso de emitir pareceres. O Conselho Editorial se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (parecer cego por pares) artigos cujos autores reiteradamente e sem justificativa plausível deixam de emitir pareceres quando convidados pela Revista.

Direitos autorais e exclusividade
Os autores, ao enviarem um artigo ou resenha, se comprometem a não enviar o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação.
Caso o artigo seja aprovado para publicação, automaticamente os autores reconhecem e cedem integralmente seus direitos autorais à Revista Avaliação. Os autores são autorizados a reproduzir seus artigos, desde que a fonte original - Avaliação (Campinas) - seja citada.

- Ética científica
Os artigos aprovados serão submetidos a teste de plágio e "autoplágio" ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados).

O conteúdo dos artigos e a opinião expressa neles são de absoluta responsabilidade de seus autores.

Submissão de artigos originais

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior aceita colaborações em português, espanhol e inglês para todas as seções.

Os originais devem ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract e key words.

As submissões devem ser realizadas on-line no endereço:

http://submission.scielo.br/index.php/aval

- Periodicidade

Quadrimestral: março, julho e novembro

- Taxas

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

- Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License