UNIVERSIDADE, CIDADE E LIBERDADE NO SÉCULO XIII: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Abstract
Nosso objetivo é refletir sobre a relevância da História e da História da Educação na construção do sentimento e do ideal de liberdade. Urdiremos os fios que construirão o texto recuperando documentos medievais do século XIII. Trata-se de duas Cartas sobre a Universidade de Paris e uma referente à libertação de uma Comuna. Retomaremos, também, textos de Tomás de Aquino, pois em consonância com as questões de seu tempo debateu sobre a importância do desenvolvimento intelectivo para a vida em comunidade. A história evidencia que a liberdade não se conquista somente por meio das instituições, pois ainda que o homem viva sob a égide de instituições democráticas, só terá, de fato, liberdade quando detiver o conhecimento necessário para nortear suas ações, em vista de seus interesses particulares e em consonância com os interesses públicos. Por fim, observamos que nosso caminhar teórico segue a linha da história social, uma vez que nela encontramos a possibilidade de aliar a história, a memória e o filosofar para construir um conhecimento no qual o todo do ser humano - o material e o mental - é conservado.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.