UMA ABORDAGEM À AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE BOLONHA

Authors

  • Carlos Alberto Alves Ferreira

Abstract

Com o Processo de Bolonha no ensino superior europeu, o ensino centra-se na aprendizagem e no trabalho autónomos dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, de que decorre a necessidade da prática da avaliação formativa dos seus diferentes percursos de aprendizagem. Com a finalidade de caraterizarmos as práticas de avaliação das aprendizagens de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, fizemos uma análise dos pontos sobre a avaliação das aprendizagens dos programas das unidades curriculares dos cursos de 2º ciclo de formação daqueles professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi-nos possível concluir que as práticas de avaliação programadas são, sobretudo, de natureza sumativa, apesar de nalgumas unidades curriculares se encontrarem alguns elementos da prática da avaliação formativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-11-13

How to Cite

FERREIRA, Carlos Alberto Alves. UMA ABORDAGEM À AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE BOLONHA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1662. Acesso em: 12 mar. 2025.

Issue

Section

Artigos