Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:

a percepção dos acadêmicos

Autores

  • Josiani Aparecida Karpinski
  • Neirisleia Francisconi Del Mouro
  • Marcos de Castro
  • Luiz Fernando Lara

Resumo

Devido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso.  Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Como Citar

KARPINSKI, Josiani Aparecida; MOURO, Neirisleia Francisconi Del; CASTRO, Marcos de; LARA, Luiz Fernando. Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD:: a percepção dos acadêmicos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3047. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos