AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO

Autores

  • Júlio C. G. Bertolin Universidade de Passo Fundo

Resumo

Este artigo teve como objetivo avaliar e medir o desenvolvimento da qualidade do sistema de educação superior brasileiro no período 1993-2004. Considerou-se que o período escolhido está associado à intensificação das políticas de mercantilização da educação superior brasileira. A partir de um modelo conceitual de qualidade e de um sistema de indicadores desenvolveu-se a avaliação e medição da qualidade do sistema de educação superior brasileiro. O estudo indicou que, em tempos de mercantilização, a qualidade da educação superior brasileira não se desenvolveu positivamente, visto que no período estudado não foram encontradas evidências claras de melhorias em termos de relevância, eqüidade, diversidade e eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-07-2010

Como Citar

BERTOLIN, Júlio C. G. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE, EQUIDADE E EFICÁCIA DO SISTEMA EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/312. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos