Modelo curricular formativo e integrativo na Odontologia
uma análise do ensino da Biossegurança
Keywords:
Currículo, Educação em Odontologia, Cirurgião-dentistaAbstract
As medidas de Biossegurança para prevenção e proteção contra os riscos ocupacionais na Odontologia são aprendidas durante o período de graduação. A importância de tais medidas ficou evidente na pandemia de COVID-19. Esta pesquisa transversal, exploratória e descritiva objetivou analisar a Biossegurança como componente curricular das faculdades de Odontologia brasileiras. População de estudo composta por coordenadores de cursos de graduação em Odontologia do Brasil. Coleta de dados por meio de um questionário online, entre novembro/2019 e fevereiro/2020. Os resultados foram analisados de forma descritiva e agregada. Dos 68 cursos respondentes, em 43 havia disciplina específica para Biossegurança, todas obrigatórias, 5 teóricas e 38 teórico-práticas. Principais motivos para existência da disciplina específica: importante para a formação/exercício profissional; estabelecimento de boas práticas de trabalho; apresentar conceitos/normas. Principal motivo para não haver disciplina específica: adoção de currículo integrado/interdisciplinar. Conteúdo programático mais extenso nos cursos com disciplina específica, com predomínio de tópicos relacionados a prevenção e controle de infecção em ambos os grupos. Entre as referências bibliográficas adotadas, houve predominância de livros-texto e de manuscritos produzidos por instituições governamentais brasileiras, com a maioria dos cursos informando revisarem rotineiramente as referências. Identificaram-se 28 nomenclaturas para a disciplina, ofertada principalmente nos períodos iniciais do curso e como pré-requisito para outras disciplinas. Considera-se ideal que no currículo dos cursos de graduação em Odontologia conste uma disciplina específica para Biossegurança, obrigatória, no primeiro ano e com reforço do tema ao longo do curso, principalmente nas disciplinas com atividades práticas. Sugerem-se alguns tópicos sobre Biossegurança para o conteúdo curricular.
Downloads
References
ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Serviços odontológicos: prevenção e controle de riscos. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
ALMEIDA FILHO, Naomar. Interdisciplinaridade na Universidade Nova: desafios para a docência. In: CERVI, Giceli; RAUSCH, Rita Buzzi (eds.). Docência universitária: concepções, experiências e dinâmicas de investigação. Blumenau: Meta, 2014. p. 21–28.
ADA - AMERICAN DENTAL ASSOCIATION. What constitutes a dental emergency? 2020. Disponível em: https://success.ada.org/~/media/CPS/Files/Open%20Files/ADA_COVID19_Dental_Emergency_DDS.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.
ARANTES, Diandra Costa et al. Biossegurança aplicada à Odontologia na Universidade Federal do Pará, Cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, Ananindeua, v. 6, n. 1, p. 11–18, 2015.
ARMOND, Anna Catharina Vieira et al. Conhecimentos de biossegurança para as principais atividades de risco envolvendo servidores públicos, discentes e empregados da limpeza do curso de Odontologia da UFVJM/Diamantina. Revista Brasileira de Odontologia Legal, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 32–52, 2016.
BELLISSIMO-RODRIGUES, W. T Wanessa Teixeira; BELLISSIMO-RODRIGUES, Fernando; MACHADO, Alcyone Artioli. O ensino de biossegurança na graduação em Odontologia. Revista ABO Nacional, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 229–233, 2010.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/DocDiretoria.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Portaria GM/MTE n° 1.748 de 30 de agosto de 2011. Brasília, 2011.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília: Inep/MEC, 2017. Disponível em: http://inep.gov.br/instrumentos. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=111231-pces803-18&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 ago. 2020
CATARINO, Maria Elisabete; CHIARA, Ivone Guerreiro di. A bibliografia básica do curso de direito e a cobertura da coleção do sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina – SB/UEL. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/85-2205.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
CEZARINO Luciana Oranges; CORRÊA, Hamilton Luiz. Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 24, n. 1, p. 174–188, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/HGL9GHtCYQTtvv7qBHRNTHn/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2020
COSTA NETO, Odorico Coelho. Construção de um modelo curricular para o curso de graduação em Odontologia a partir de paradigmas estruturais e conjunturais contemporâneos. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Odontologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
ESTRELA, Carlos; ESTRELA, Cyntia R. A. Controle de infecção em odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2003.
EU-OSHA. EUROPEAN AGENCY FOR SAFETY AND HEALTH WORK. Occupational hazards in dental clinics - Safety and health at work - EU-OSHA. Disponível em: https://osha.europa.eu/en/themes/dangerous-substances/practical-tools-dangerous-substances/occupational-hazards-dental-clinics. Acesso em: 15 abr. 2020.
GOMES, Letícia Carneiro et al. Biossegurança e resíduos de serviços de saúde no cotidiano acadêmico. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 443–450, 2014.
HIRATA, Mario Hiroyuki; HIRATA, Rosario Dominguez Crespo; MANCINI FILHO, Jorge. Manual de biossegurança. Barueri: Manole, 2016.
KUHN, Claudio Rafael et al. Contaminação microbiana em consultórios odontológicos. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 22, n. 4, p. 315–324, 2018.
LACERDA, Flávia Cristina Barbosa; SANTOS, Letícia Machado. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 611-627, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/JRjdzXYGrSdQSZmDxFQQwdM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2020
LAGES, Silvana Maria Ramos et al. Formação em Odontologia: o papel das instituições de ensino na prevenção do acidente com exposição a material biológico. Ciencia & Trabajo, Santiago, v. 17, n. 54, p. 182–187, 2015.
LOPES, Amanda Lívia et al. Biossegurança em Odontologia: conduta dos estudantes antes e após uma ação educativa. Revista da ABENO, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 43–53, 2019.
MANCINI, Giulio; REVILL, James. Fostering the biosecurity norm: biosecurity education for the next generation of life scientists. Como-Italy / Bradford-UK, 2008. Disponível em: http://sro.sussex.ac.uk/39517/1/Fostering.pdf. Acesso em: 14 ago. 2017.
MAZUTTI, William José; FREDDO, Silvia Leticia; LUCIETTO, Deison Alencar. Acidentes perfurocortantes envolvendo material biológico: o dizer e o fazer de estudantes de um curso de graduação em Odontologia. Revista da ABENO, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 21–30, 2018.
MEIRELES, Jaqueline Fernanda; LINDINO, Terezinha Corrêa. Formação disciplinar ou transversal: qual delas promove melhor percepção ambiental entre universitários? Revista Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 13, n. 29, p. 18–29, 2020.
MPT - MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. OIT. Smartlab - Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Disponível em: https://smartlabbr.org/sst. Acesso em: 13 abr. 2020.
MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Professional guidance in brazilian dental education. Revista da ABENO, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 50–57, 2019.
MORAES, Bibiana Arantes; COSTA, Nilce Maria da Silva. Compreendendo os currículos à luz dos norteadores da formação em saúde no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 50, n. especial, p. 9–16, 2016.
MUSSI, Marcelo; MARASEA, Daniela Carnio Costa. A perspectiva da subnotificação de acidentes ocupacionais com dentistas. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v. 73, n. 2, 2016.
NARESSI, Wilson Galvão; ORENHA, Eliel Soares; NARESSI, Suely Carvalho Mutti. Ergonomia e biossegurança em Odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2013. Série Abeno: Odontologia Essencial - Parte Clínica.
NOGUEIRA, N. et al. Prevalência e notificações de acidentes de trabalho com exposição a material biológico na Odontologia. Revista Ciência Plural, Natal, v. 2, n. 1, p. 102–119, 2016.
NORO, Luiz Roberto Augusto et al. Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de Odontologia e os ENADE 2004/2010. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 22, n. 1, p. 125–139, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/wYSbrK6vnHcTWhYjhVVqzJQ/?lang=pt. Acesso em:
OLIVEIRA, Ana Paula Costa. Competências gerenciais de professores-gestores do ensino superior: um estudo comparativo entre coordenadores de instituições públicas e privadas de Belo Horizonte (MG). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
OLIVEIRA, Augusto Henrique Alves et al. Uso de equipamentos de proteção individual por cirurgiões-dentistas em Unidades Básicas de Saúde: estudo piloto. Revista Interfaces, Juazeiro do Norte, v. 5, n. 15, p. 64–70, 2017.
UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Glossário de terminologia curricular. Paris: UNESCO, 2016.
PIMENTEL, M. J. Marcele Jardim et al. Biossegurança: comportamento dos alunos de Odontologia em relação ao controle de infecção cruzada. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, p. 525–532, 2012.
RAZABONI, Ana Maria. Avaliação de conteúdo programático: proposta de ensino-aprendizagem em biossegurança. Tese (Livre Docência) - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.
RIBEIRO, Maristela Azevedo. Avaliação da necessidade de implantação de normas e rotinas de Biossegurança para a qualificação dos estudantes do curso de Odontologia. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
ROCHA, M. A. M.; SCHUH, M. S.; MACHADO, J. D. de D. A percepção dos coordenadores de curso da área da saúde sobre os fatores que influenciam no engajamento dos graduandos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 10., 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/48.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2020
SILVA, Almenara Souza Fonseca; RIBEIRO, Mariângela Cagnoni; RISSO, Marine. Biossegurança em Odontologia e ambientes de saúde. São Paulo: Icone, 2009.
ŞOAITA, Claudia. Identifying occupational risks in dentistry. Procedia Technology, Amsterdã, v. 12, p. 558–565, 2014.
SOUZA, Fábio Barbosa; LOPES, Maria Gabriela Quadros; LIMA FILHO, Rivaldo Mendes. Redes sociais na aprendizagem em Odontologia: opinião dos estudantes de uma universidade brasileira. Revista Cubana de Estomatología, Havana, v. 54, n. 2, p. 1–11, 2017.
TAVARES, Maria de Fátima Lobato et al. A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na saúde e a necessidade de alcançar outros setores. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 1799–1808, 2016.
TOASSI, R. F. C. O embate do processo de implantação de um currículo modular na educação superior: o curso de Odontologia da UNIPLAC, Lages - SC. 2008. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti et al. Avaliação curricular na educação superior em Odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil. Revista da ABENO, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 170–177, 2012.
TREZENA, Samuel et al. Medidas de precaução padrão adotadas em uma clínica escola de graduação em odontologia. HU Revista, Juiz de Fora, v. 45, n. 2, p. 148–155, 2019.
UCU - UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL URUGUAY. Plan di estudios y horarios. Disponível em: https://carreras.ucu.edu.uy/index.php/carreras/f-Odontologia/Odontologia. Acesso em: 31 ago. 2020.
UNA - UNIVERSIDAD NACIONAL DE ASUNCIÓN. FACULTAD DE ODOTOLOGÍA (). Plan de Estudio Curricular 2019. Disponível em: http://proyectos.com.py/odo/wp-content/uploads/2019/03/Plan-Curricular-2019-Original.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.
UNC - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA. FACULTAD DE ODONTOLOGÍA. Odontología. Lista de Cátedras. Disponível em: https://www.odo.unc.edu.ar/academico/grado/catedras/lista-de-catedras#. Acesso em: 31 ago. 2020.
VASCONCELLOS, Liliana; GUEDES, Luis. E-Surveys: vantagens e limitações dos questionários eletrônicos via internet no contexto da pesquisa científica. In: SEMEAD - SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA/USP. 10., 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: EdUSP, 2007.
ZENKNER, Clacir Lourdes Londero. Proposta de gestão de riscos para o controle de infecção, a partir do diagnóstico de biossegurança, nas clínicas do curso de odontologia da UFSM. 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.