Produtividade científica e tecnológica dos docentes da Universidade Federal de Roraima

Autores

  • Layonize Felix Correia da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Manuela Berto Pucca Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

produção científica, produção intelectual, educação superior

Resumo

O mapeamento da produção científica e tecnológica dos docentes de uma universidade é essencial para
compreender a dinâmica que envolve a produção intelectual, tanto para os pesquisadores quanto para a
universidade e sociedade, além de ser quesito para recomendação e avaliação de cursos de graduação e
pós-graduação. Neste artigo, apresenta-se o mapeamento e análise da produção científica e tecnológica
dos docentes de carreira de Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no
período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, constituído por dados
relacionados à produção científica (artigos, livros e capítulos) e tecnológica (ativos de Propriedade
Intelectual) de 595 currículos disponibilizados na Plataforma Lattes. Este estudo contribui de forma
teórica e empírica com a apresentação da evolução de produção científica e tecnológica dos docentes
da UFRR, em que se identificaram 3756 produções no sexênio. Apesar da crescente produção no
período analisado, ressalta-se a discrepância entre o quantitativo de produção científica (n= 99,7%) e a
tecnológica (n= 0,3%). No aspecto qualitativo, foi identificada uma baixa quantidade de produções nos
estratos superiores do Qualis Periódicos, apesar do crescimento de 167% de artigos publicados em
periódicos Qualis A1. Este estudo demonstra a importância de realizar análise da produção científica
das instituições, objetivando um planejamento estratégico e inovador, a fim de aprimorar e incentivar a
produtividade científica e tecnológica docente.

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Publicado

27-09-2022

Como Citar

SILVA, Layonize Felix Correia da; PUCCA, Manuela Berto. Produtividade científica e tecnológica dos docentes da Universidade Federal de Roraima. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 388–408, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/5103. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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