DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA AO ENSINO SUPERIOR OPERACIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE E A CRISE DO ESTADO NACIONAL
Abstract
Resgatando a relação entre o Estado nacional e a universidade moderna, comenta-se sobre a criação do mito-realidade da nação em consonância com o mito-realidade da universidade- instituição, a qual estaria destinada a pensar sua nação e sua época de modo autônomo. Após apresentar as crises da universidade – de hegemonia, de legitimidade e institucional – o artigo busca relacionar a mais séria destas crises, a institucional, que ameaça tornar a universidade-instituição autônoma em universidade operacional, com a crise daquele Estado nacional, no contexto da globalização do capital. Finda apresentando os principais contornos da crise institucional da universidade no Brasil contemporâneo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
GROPPO, Luís Antonio. DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA AO ENSINO SUPERIOR OPERACIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE E A CRISE DO ESTADO NACIONAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/881. Acesso em: 5 feb. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.