PÓS-DOUTORADO, ESSENCIAL OU OPCIONAL? UMA RADIOGRAFIA CRÍTICA NO QUE DIZ RESPEITO ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Pedro Marcos Roma de Castro*
  • Geciane Silveira Porto
  • Sérgio Kannebley Júnior

Resumen

O estudo trabalha com a perspectiva de investigar a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção científica e mais especificamente comparar o desempenho acadêmico coletivo entre os pesquisadores que optaram por realizar estágio pós-doutoral e os que ao longo da carreira docente não optaram por realizar capacitação pós-doutoral. O pós-doutorado é um item extra na carreira acadêmica e atua como processo de atualização e incremento de conhecimento, por meio de socialização e contato com mainstream da ciência. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caráter exploratório e encontra-se circunscrita nas grandes áreas de Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde. Com uma população de 86 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até junho/2005 e uma amostra de 198 docentes com e sem realização de estágio pós-doutoral atuantes na pós-graduação stricto sensu da USP, os resultados apontam diferenças e influência positiva do pós-doutorado, especialmente diante de um maior tempo transcorrido após a conclusão do doutorado. Entre os docentes com pós-doutorado realizado existe uma tendência de acréscimo, mas essa tendência não é tão forte e incisiva, mesmo após um maior tempo de titulação, diversos casos de pesquisadores com desempenhos similares são vistos, independentemente da realização ou não do pós-doutorado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-11-13

Cómo citar

CASTRO*, Pedro Marcos Roma de; PORTO, Geciane Silveira; KANNEBLEY JÚNIOR, Sérgio. PÓS-DOUTORADO, ESSENCIAL OU OPCIONAL? UMA RADIOGRAFIA CRÍTICA NO QUE DIZ RESPEITO ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1666. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos