A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO NO BRASIL: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PROPOSIÇÕES PARA PESQUISA

Autores/as

  • Claudia Brito Silva Cirani
  • Milton de Abreu Campanario
  • Heloisa Helena Marques da Silva

Resumen

Partindo do conceito de conhecimento como bem público capaz de sustentar o desenvolvimento de uma sociedade, o objetivo deste trabalho é analisar a evolução do ensino da pós-graduação senso estrito (doutorado, mestrado e mestrado profissional) no Brasil. Para tanto, foi utilizada a base de dados GeoCAPES da CAPES, que abrange a análise do período de 1998 a 2011. Com esta série, foi possível analisar indicadores básicos desse nível de ensino, tais como programas, corpo docente e discente (matriculados e titulados) dos cursos tanto no âmbito nacional como regional. Por ser uma análise exploratória, foram utilizados métodos descritivos para apresentação de dados, trabalhados e demonstrados em figuras e tabelas, indicando algumas proposições teóricas para futuros estudos. As conclusões mostraram uma evolução positiva quantitativa e qualitativa ao longo do período analisado. Embora o ensino senso estrito tenha sido ampliado de forma significativa, particularmente os mestrados profissionais, duas marcantes características merecem destaque: a desigualdade na distribuição regional dos programas, com a forte concentração nas regiões mais ricas do país ainda forte, mas sendo ligeiramente reduzida no período, e o grande crescimento de cursos criados pelo setor privado.

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Cómo citar

CIRANI, Claudia Brito Silva; CAMPANARIO, Milton de Abreu; SILVA, Heloisa Helena Marques da. A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO NO BRASIL: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PROPOSIÇÕES PARA PESQUISA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2171. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos