Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberais
Resumen
O objetivo deste estudo foi discutir e comparar percepções e ações curriculares de professores universitários mexicanos e brasileiros. Contextualizando as realidades socioeconômicas dos dois países e, principalmente, as políticas governamentais voltadas ao ensino superior, observa-se, nas várias falas dos professores, uma abordagem simplista de currículo, significando-o apenas como preocupações de conteúdos administrados em disciplinas e planos de ensino. Aspectos da realidade social, política e econômica são desatrelados do pensamento e prática curriculares, onde o maior objetivo se tornou a adequação ao mercado de trabalho. Nota-se, direta e indiretamente, influências do pensamento e práticas neoliberais no posicionamento desses professores tanto quanto ao currículo como com a própria funcionalidade do ensino superior, refletindo e reproduzindo, em seus discursos e práticas, as políticas governamentais neoliberais vigentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-04-06
Cómo citar
CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2512. Acesso em: 5 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.