SOBRE O ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)

Autores/as

  • Hélio Radke Bittencourt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alam de Oliveira Casartelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alziro César de Morais Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumen

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador adotado no ensino superior brasileiro que pretende expressar, em um único número, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma instituição de ensino superior (IES). O IGC considera aspectos relacionados à infraestrutura, recursos didáticos e corpo docente, sendo divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A julgar pelas repercussões decorrentes de sua divulgação em 2008, o IGC tornou-se um potencial e polêmico instrumento de marketing e de influência na formação de opinião pública. Em função disso, é importante não só compreender adequadamente a composição desse indicador, mas igualmente identificar formas de como uma IES pode melhorá-lo. Este artigo enfoca esses dois aspectos, aportando contribuições na discussão sobre o IGC e sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

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Publicado

2010-07-06

Cómo citar

BITTENCOURT, Hélio Radke; DE OLIVEIRA CASARTELLI, Alam; RODRIGUES, Alziro César de Morais. SOBRE O ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/325. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos