Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100010

Resumen

O artigo propõe um modelo de mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. A survey eletrônica foi realizada nos cursos avaliados pelo Enade 2009 e os dados tratados pela Análise Fatorial e de Conglomerados. A média de interdisciplinaridade dos cursos em relação aos fatores dimensionados no modelo foi de 2,63 em uma escala de 0 a 10, considerado baixo, ou seja, tudo indica os projetos de interdisciplinaridade são escassos nos cursos de Administração no Brasil.  A análise fatorial revelou alto índice de correlação entre os dados e de 17 variáveis reuniu duas dimensões de mensuração: “organização” e “didática”. Com a análise de conglomerados foi constatado que o grupo que apresenta cursos com maior presença da variável articulação é que obteve melhores índices de interdisciplinaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-05-08

Cómo citar

CEZARINO, Luciana Oranges; CORRÊA, Hamilton Luiz. Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. DOI: 10.1590/s1414-40772019000100010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3617. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos