Rankings Universitários Internacionais

evidências de vieses geográficos e orçamentários para intuições brasileiras

Autores/as

Resumen

Este artigo analisa a classificação de instituições brasileiras de ensino superior em dois dos principais rankings internacionais de universidades: o QS World University Ranking e o The Times Higher Education (THE). Para isso, foram avaliadas as restrições metodológicas e como essas restrições afetaram a classificação das universidades do país nesses rankings. Entre 2016 e 2019, 38 brasileiras foram classificadas no QS e no THE, em sua versão global. Devido a restrições metodológicas, a classificação das instituições brasileiras assumiu a característica de patamares, variando de 3 a 5 patamares. Denota-se que a classificação de uma instituição em um patamar mais alto depende de sua proximidade com um mercado de trabalho dinâmico e um orçamento maior, indicando a dificuldade dos rankings de diferenciar de fato qualidade além dessas duas dimensões.

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Publicado

2019-12-06

Cómo citar

CABELLO, Andrea Felippe; IMBROISI, Denise; FALQUETO, Junia Maria Zandonade; FERREIRA, Guilherme Viana; ARRUDA, June Alves de. Rankings Universitários Internacionais: evidências de vieses geográficos e orçamentários para intuições brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3793. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos