Uma análise dos primeiros quinze anos de SINAES
dizeres e compreensões docentes
Palabras clave:
Avaliação., Regulação., Emancipação.Resumen
Este trabalho se concentra na análise de concepções de professores da Educação Superior acerca dos 15 primeiros anos de atuação do SINAES, quanto à confiabilidade do modelo e sua capacidade de atestar a qualidade educativa. A pesquisa possui finalidade exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, a partir das respostas de 280 professores de educação superior, gestores e pesquisadores educacionais, distribuídos em todas as regiões do Brasil. A ferramenta ATLAS.ti propiciou a análise quantitativa e qualitativa do perfil dos participantes e de suas interpretações. Foi possível perceber divergências significativas entre a proposta original do SINAES e sua atual instrumentalização, um maior direcionamento para o contexto regulatório e evidências de pressões corruptoras, que podem fragilizar a fidedignidade da percepção de qualidade aferida pelo modelo.
Descargas
Citas
APPLE, Michael Whitman. Education, markets and an audit culture. International Journal of Educational Policies, Ankara, Turkey, v. 1, n. 1, p. 4-19, sept. 2007.
ARIZA, Leidy et al. Articulações metodológicas da análise textual discursiva com o ATLAS.ti: compreensões de uma comunidade aprendente. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA,4., 2015, Aracajú. Atas CIAIQ2015. Aracajú, 2015. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/273. Acesso em: 21 set. 2019.
ATLAS.TI. Disponível em: www.atlasti.com. Aces¬so em: 21 set. 2019.
CARDOSO, Roberta Muriel; DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos. Série Estudos, Campo Grande, n. 37, p. 263-273, jan./jun. 2014. Disponível em : https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/766. Acesso em: 21 set. 2019.
DEMO, Pedro. Outra universidade. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, avaliação: do SINAES a índices. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 817-825, nov. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v13n3/11.pdf. Acesso em: 21 set. 2019.
FRIESE, Susanne. ATLAS.ti 7 user guide and reference. ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH. Berlin, 2015.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2016.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. A avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação, Campinas, Sorocaba. v. 20, n. 2, p. 377-399, jul. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772015000200377&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2019.
NUNES, Ana Karin. Universidade comunitária e avaliação: os quinze anos do PAIUNG. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma pedagogia do conflito. In: FREITAS, Ana Lúcia Sousa de; MORAES, Salete Campos de. Contra o desperdício da experiência: a pedagogia do conflito revisitada. Porto Alegre: Redes Editora, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 2. ed. Brasília: INEP, 2004.
WALTER, Silvana Anita; BACH, Tatiana Marceda. Adeus papel, marca-texto, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do ATLAS.ti. Revista Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 275-308. 2015. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/236. Acesso em: 21 set. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.