Produção científica qualificada

estudo de características acadêmicas de docentes dos Programas Stricto Sensu em Ciências Contábeis da região sul

Autores

  • Simone Rodrigues Zabolotny
  • Anderson Betti Frare
  • Débora Gomes de Gomes
  • Rodrigo Nobre Fernandez

Palavras-chave:

Produção científica., Docentes., Programa de Pós-Graduação.

Resumo

Este estudo busca analisar se as características acadêmicas de docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de Ciências Contábeis da região Sul influenciam na produção científica qualificada de artigos em periódicos. O estudo descritivo e quantitativo foi realizado através da coleta das informações nos Currículos Lattes, de cento e oito docentes, vinculados a oito Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis da região Sul. Após a coleta das informações dos docentes (número de orientações, gênero, idade, formação) foi realizada a análise quantitativa, através da técnica de regressão com dados em painel. Nos resultados, verifica-se que não há como afirmar que a idade e o gênero influenciem na produção científica. Quanto as orientações, observa-se que a pontuação dos docentes acresce a cada orientação de mestrado, iniciação científica, graduação, especialização, em percentual de 7%, 5%, 3%, 2%, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Glauber de Castro; BARROS, Fabrício de Oliveira. Perfil dos autores na produção científica em contabilidade: o caso do congresso USP de controladoria e contabilidade e do congresso ANPCONT. Enfoque: reflexão contábil, Paraná, v. 29, n. 3, p. 22-33, set./dez. 2010.

CAMERON, Adrian Colin; TRIVEDI, Pravin. Microeconometrics using stata. Texas: StataCorp, 2009.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento de área 2009. Fundação. Brasília, 2009. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/ADMIN17jun10.pdf. Acesso em: 30 abr. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento de área 2016. Fundação. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/27_ADMI_docarea_2016.pdf Acesso em: 30 abr. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Relatório da Avaliação Quadrienal 2017. Fundação. Brasília, 2017. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-Administracao-quadrienal.pdf Acesso em: 14 jun. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Cursos Recomendados/Reconhecidos. Fundação. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/pt/cursos-recomendados. Acesso em: 30 abr. 2019.

COTTINGHAM, Juliet; HUSSEY, Roger. Publishing in Professional Accounting Journals: Academic Institutional Performance 1987–96. British Accounting Review, Portsmouth, v. 32, n. 1, p. 101-114, 2000.

GARVEY, William D. Communication: the essence of science. London: Pergamon Press, 1979.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IMASATO, Takeyoshi; PERLIN, Marcelo Scherer; BORENSTEIN, Denis. Análise do perfil dos acadêmicos e de suas publicações científicas em Administração. Revista de administração contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 62-83, jan./fev., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v21n1/1415-6555-rac-21-01-00062.pdf. Acesso em: 30 abr. 2019.

LEITE FILHO, Geraldo Alemandro. Perfil da produção científica dos docentes e programas de Pós-Graduação em ciências contábeis no Brasil. Revista de Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 1-13, maio/ago. 2010.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARTINS, Orleans Silva; LUCENA, Wenner Lucena. Produtivismo acadêmico: As práticas dos docentes dos programas de pós-graduação em contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 7, n.1, p. 66-96, 2014.

MESQUITA, Rafael Fernandes de et al. O triênio 2010-2012 e a nova avaliação de periódicos da CAPES. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 18, n. 2, p. 33-47, jul./dez. 2013.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

MURCIA, Flávia Cruz de Souza; ROSA, Carolina Aguiar; BORBA, José Alonso. Produção Científica em Ciências Contábeis: uma comparação entre a meta estabelecida pela CAPES e a publicação de artigos por parte dos docentes de Programas de Pós-Graduação. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 16, n. 1, p. 68-81, jan./fev. 2013.

OLIVEIRA, Marcelle Colares. Análise dos Periódicos Brasileiros de Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 13, n. 29, p. 68-86, 2002.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 19-32, jun. 2007.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Dez anos de pesquisa científica em controladoria no Brasil (1997–2006). Innovation & Management Review, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 193-217, jan./mar. 2010.

PERLIN, Marcelo Scherer. Getlattesdata: reading bibliometric data from lattes platform. 2019. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=GetLattesData. Acesso em: 04 jun. 2019.

RORSTAD, Kristoffer; AKSNES, Dag W. Publication rate expressed by age, gender and academic position: a large-scale analysis of Norwegian academic staff. Journal of Informetrics, Amsterdã, v. 9, n. 2, p. 317-333, 2015.

SANTANA, Amanda Rosa de; NGANGA, Camila Soueneta Nascimento; LEAL, Edvalda Araújo. Perfil e produção científica dos docentes nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS E INICIAÇÃO CIENTIFICA EM CONTABILIDADE, 5., São Paulo, 2014. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Pós-Graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-95, jan./jun. 2000.

SILVA, Harley Almeida Soares da et al. Programas de Pós-Graduação em contabilidade: análise da produção científica e redes de colaboração. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 6, n. 14, p. 146-162, jan./abr. 2012.

SOARES, Sandro Vieira; RICHARTZ, Fernando; MURCIA, Fernando Dal-Ri. Ranking da Pós-Graduação em contabilidade no Brasil: análise dos programas de mestrado com base na produção científica em periódicos acadêmicos no triênio 2007-2009. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 9, n. 3, p. 55-74, jul./set. 2013.

SOARES, Sandro Vieira et al. Programas de Pós-Graduação em Contabilidade: semelhanças e diferenças da produção bibliográfica. Race: revista de administração, contabilidade e economia, Joaçaba, v.17, n. 2, p. 695-732, maio/ago. 2018. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/16494. Acesso em: 04 jun. 2019.

SOUZA, Fábia Jaiany Viana; SILVA, Maurício Corrêa; ARAÚJO, Aneide Oliveira. Uma análise da produção científica da área de contabilidade governamental nos periódicos que utilizam o SEER e o SciELO. Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador, v. 7, n. 2, p. 22-37, maio/ago. 2012.

VIEIRA, Amanda Martins; ENSSLIN, Sandra Rolim; SILVA, Harley Almeida Soares da. Perfil da produção científica dos docentes dos departamentos de contabilidade de três universidades federais do sul do Brasil. Enfoque: Reflexão Contábil, Maringá, v. 30, n. 3, p. 44-59, set./dez. 2011.

WAICZYK, Cleomir; ENSSLIN, Eduardo Rolim. Avaliação da produção científica de pesquisadores: mapeamento das publicações científicas. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 10, n. 20, p. 97-112, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2013v10n20p97. Acesso em: 04 jun. 2019.

YAMAMOTO, Oswaldo Hajime et al. Produção científica e “produtivismo”: há alguma luz no final do túnel? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, n. 18, p. 727-750, dez. 2012.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

ZABOLOTNY, Simone Rodrigues; FRARE, Anderson Betti; GOMES, Débora Gomes de; FERNANDEZ , Rodrigo Nobre. Produção científica qualificada: estudo de características acadêmicas de docentes dos Programas Stricto Sensu em Ciências Contábeis da região sul. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4024. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.