Avanços no desenvolvimento dos princípios para a educação da gestão responsável

um estudo em instituições signatárias do PRME no sul e sudeste do Brasil

Autores

  • Ananda Silva Singh Universidade Federal de Uberlândia
  • Vivien Mariane Massaneiro Kaniak Universidade Federal do Paraná
  • Thálita Anny Estefanuto Orsiolli Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

gestão responsável, instituições de ensino superior, PRME

Resumo

A preocupação em implementar uma gestão responsável gerando valor sustentável no ensino superior
fez com que a iniciativa denominada Principles for Responsible Management Education (PRME) fosse
criada. O objetivo é orientar escolas de negócios a implementar a gestão responsável. Esta pesquisa teve
como objetivo analisar como são desenvolvidos os princípios do PRME em quatro escolas de negócios
signatárias da iniciativa, localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Utilizou-se uma abordagem
qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia foi o estudo de casos múltiplos. Os dados coletados
foram por meio de entrevistas semiabertas e documentos. Os resultados evidenciam que as instituições
analisadas realizam diferentes ações para operacionalizar os princípios. O desenvolvimento de parcerias
e a abordagem da gestão responsável em disciplinas dos cursos de gestão foi uma ação encontrada em
todas as universidades. Esta pesquisa contribuiu teoricamente no avanço da literatura sobre o tema,
trazendo evidências empíricas de ações e práticas realizadas por escolas de negócios brasileiras para
desenvolver os princípios para a educação da gestão responsável. Espera-se que esta pesquisa possa
gerar insights em agentes de mudança ligados a escolas de negócios além de auxiliar no planejamento
e execução de ações no sentido de operacionalizar os princípios da gestão responsável.

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Publicado

27-09-2022

Como Citar

SINGH, Ananda Silva; KANIAK, Vivien Mariane Massaneiro; ORSIOLLI, Thálita Anny Estefanuto. Avanços no desenvolvimento dos princípios para a educação da gestão responsável: um estudo em instituições signatárias do PRME no sul e sudeste do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 409–430, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/5105. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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