INDICADORES EM NÍVEL DE SISTEMA PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Resumo
Este artigo propõe um sistema de indicadores para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema. Inicialmente, são abordados aspectos conceituais da qualidade em ES e é apresentado um entendimento de qualidade em nível de SES. Logo após são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação de SES, tais como os da Unesco e da OCDE. Por fim, considerando-se as especificidades brasileiras, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores com aspectos de entradas, processo e resultados para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-07-2010
Como Citar
BERTOLIN, Júlio C. G. INDICADORES EM NÍVEL DE SISTEMA PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/227. Acesso em: 22 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.