A MARCHA DO “CAPITALISMO UNIVERSITÁRIO” NO BRASIL NOS ANOS 1990
Resumo
O seguinte artigo analisa a consolidação dos modelos de “fábrica de conhecimentos” e de “capitalismo universitário” no Brasil na década de 1990, sob a égide da crítica neoliberal à gestão pública da educação pós-secundária. Após uma breve menção a esses modelos, discute o crescimento das instituições de ensino superior privado organizadas como empresas lucrativas e a redefinição institucional da universidade pública, que se aproxima do modelo de gestão daquelas instituições. Em sua conclusão, nota-se que um dos maiores danos provocados pela disseminação das práticas derivadas daqueles modelos é a lenta corrosão do papel de referente cultural da Universidade; e são apontados temas para futuras pesquisas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-07-2010
Como Citar
MARTINS, André Luiz de Miranda. A MARCHA DO “CAPITALISMO UNIVERSITÁRIO” NO BRASIL NOS ANOS 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/279. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.