Estudo descritivo sobre o sistema de avaliação de cursos de educação superior em Portugal
Palavras-chave:
educação superior, cursos, Portugal, avaliação da qualidade, A3ESResumo
O artigo apresenta um estudo que teve como objetivo analisar a avaliação de cursos do ensino superior
em Portugal decorrente do Processo de Bolonha. A pesquisa seguiu uma metodologia de orientação
qualitativa, de caráter descritivo e de análise documental, focada nos critérios e procedimentos seguidos
pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, responsável por este processo em
Portugal. Os resultados obtidos apontam que a avaliação de cursos, à semelhança do que é desejado no
Espaço Europeu de Ensino Superior, tem como intenção garantir a qualidade da educação e apoiar os
planos de melhoria da educação superior em Portugal. Os resultados permitiram ainda constatar que a
qualidade, sendo um conceito historicamente situado, nesta era da globalização, é associada às
exigências do mercado e da internacionalização, isto é, está em linha com a ideia de que este nível de
ensino tem a função de produzir conhecimento numa rede de contatos e parcerias internacionais.
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