Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita, representa uma contribuição científica dentro da proposta temática da Tríade e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, por favor, justifique em "Comentários ao editor".
  • O artigo segue as normas da ABNT vigente: NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica; NBR 6023 - Referências; NBR 6024 - Numeração progressiva das seções; NBR 6028 - Resumos; NBR 10520 - Citações; IBGE - Normas de apresentação tabular. Caso seja verificado na pré-avaliação e/ou avaliação que não foi preparado conforme as normas, o mesmo será rejeitado.
  • A identificação de autoria no sistema, está completa com nome; titulação; instituição; cidade; estado; País; e-mail; Lattes e Orcid. Todos os autores aceitaram comprovadamente (através da validação do Orcid), a responsabilidade pelo conteúdo do artigo. (é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo).
  • O artigo têm de 35.000 até 50.000 caracteres (com espaço); título, resumo e 3 palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  • O arquivo não consta identificação de autoria, está em ".doc", formatado em tamanho A4 (210x297mm), com margens superior e esquerda de 3,0cm; inferior e direita de 2,0cm; as tabelas e figuras estão inseridas no arquivo e não ultrapassam as margens da página; está redigido em fonte Segoe UI, corpo 12, espaçamento antes e depois de 6; espaçamento entrelinhas simples; justificado, parágrafos com entrada de 1,25 cm, com uso de recurso itálico, somente nas palavras estrangeiras.
  • Na lista de referências, constam somente autores citados ao longo do texto, em ordem alfabética, alinhados à esquerda; o(s) nome(s) do(s) autor(es) estão por extenso, como no exemplo: REIS, Marco Aurélio e quando consultada, constam URLs com data de acesso.
  • Declaro que li e tenho conhecimento dos requisitos para envio de artigo e das normas para submissão e publicação descritas na página da revista e que o não atendimento a qualquer item dos requisitos e normas, acarretará na interrupção imediata do processo de avaliação e respectiva rejeição da submissão.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A Tríade tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva de pesquisadores (no máximo três) vinculados a instituições de ensino superior sob a forma de artigos ou resenhas, de autores nacionais e estrangeiros, com titulação, de doutores, ou doutorandos, mestres e mestrandos, em coautoria com doutores.

Como política da revista, artigo com o mesmo autor, pode ser publicado após o prazo de um ano.

Se aprovado, o artigo deverá passar por revisão gramatical, de formatação e normalização. Há uma declaração disponível [clique aqui] que deverá ser preenchida, assinada pelo revisor responsável e enviada junto com o artigo finalizado.

IMPORTANTE: Os autores se responsabilizam pelos custos com a revisão. 

A publicação de artigos e de resenhas está condicionada a pareceres de membros da Comissão Científica ou de colaboradores ad hoc

A revista aceita apenas textos que estejam no Template, formatados conforme orientações para os autores, seguindo o Manual de Normalização, publicado pela Eduniso.   

Respeitando-se o sistema de avaliação às cegas, os dados de identificação do(s) autor(es), não deverão constar no documento (word) submetido à Tríade, assim como o texto do artigo não deve conter referências que permitam a identificação da autoria. O(s) nome(s) do(s) autores por extenso (no máximo três autores), filiação acadêmica, cidade, estado, país, e-mail e link do Orcid, deverão estar inseridos no metadados, disponível no passo 3 da submissão online. Os originais enviados sem estes dados, serão recusados na pré-avaliação.

Normas para submissão de originais

Os textos podem ser redigidos em língua estrangeira (preferencialmente inglês e espanhol), entretanto, os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chave devem ter versão nos idiomas português, inglês e espanhol.

Apresentação 

O arquivo deve ser em Word, corpo 12, fonte Segoe UI, corpo 12, espaçamento antes e depois de 6; espaçamento entrelinhas simples; justificado, parágrafos com entrada de 1,25 cm. Os artigos devem ter no máximo 20 páginas; as resenhas até 5 páginas; dissertações e teses (em forma de resumo expandido, com quatro itens: introdução, objetivos, metodologia e resultados, perfazendo não mais que 20 páginas.

Estrutura do artigo

A estrutura do artigo deve seguir a sequência: título (português, inglês, espanhol); resumo (português, inglês, espanhol); palavras-chave (3 palavras chaves logo após o resumo nos respectivos idiomas (português, inglês, espanhol); corpo do texto e referências (inserir apenas obras citadas no texto).

Título em português: Segoe UI, 12, negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas.

Títulos em inglês e espanhol: Segoe UI, 10, sem negrito, centralizado; a primeira letra maiúscula, as restantes minúsculas.

Resumo:  O resumo deve apresentar ao leitor o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia, a relevância do estudo e apresentar os resultados obtidos. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, com extensão de 800 a 1.000 caracteres (com espaço). A palavra resumo em negrito, tanto ela quanto o texto devem ser grafados em Segoe UI 10, espaço simples justificado.

Palavras-chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3. (iniciadas com letra minúscula, separadas por ponto e vírgula, finalizada com ponto final. A Tríade utiliza três palavras-chave que devem identificar o conteúdo do texto o mais precisamente possível. Também a expressão "Palavras-chave" deve vir em negrito no mesmo padrão do resumo.

Em seguida, devem constar o resumo (Abstract) e palavras-chave (Keywords) em inglês, no mesmo padrão, e o resumo (Resumen) e palavras-chave (Palabras clave), no mesmo padrão.

Os títulos e subtítulos das seções, devem ser numerados em algarismo arábico, sequencial; formatados Segoe UI negrito 12, caixa alta/baixa, espaço 1,5 alinhado à esquerda, sem ponto entre o número e os títulos/subtítulos.

O texto deve ser formatado em Segoe, corpo 12, espaço 1,5 justificado. Primeira linha do parágrafo com avanço de 1,25cm. O tamanho para artigos é de 35.000 à 50.000 caracteres com espaço, incluindo resumos e referências. 

No corpo do texto, o itálico deve ser utilizado apenas para palavras estrangeiras. Sugerimos não acrescentar destaques, grifos etc. Títulos de obras devem aparecer com letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (Exemplo: Caminhos da semiótica literária), e capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

Outros usos do itálico:

     In: que indica parte da obra;  

     et al. para indicação de mais de 4 autores;

     [S. l.] que indica sem local de publicação;

     [s. n.] que indica editora sem identificação na publicação.

     [S.l.: s.n.] que indica local e editora sem identificação na publicação.

     E-book; online, entre outros 

1 REFERÊNCIAS

As Referências (de acordo com as normas da ABNT-NBR-6023/2018) devem conter somente as obras citadas no texto.

A palavra Referências deve ser grafada em Fonte Segoe UI, negrito, corpo 12, alinhada à esquerda, sem numeração.

As referências do texto devem estar em ordem alfabética, fonte Segoe UI, corpo 12; espaçamento antes e depois de 12; entrelinhas simples; alinhadas à esquerda. O título da obra deve ser grafado em negrito, conforme os exemplos a seguir:

Obs.: Quanto ao nome dos autores, optar por inserir por extenso [JENKINS, Henry] ou abreviado [JENKINS, H.], e padronizar na lista de referência.

Quando houver quatro ou mais autores, optar por utilizar o et al.

Exemplos:

DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P. Aulas de semiótica peirceana. São Paulo: Annablume, 2013.

DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P. Publicidade no contexto intercultural de São Paulo antes e depois da “Cidade Limpa”. São Paulo: Annablume, 2012.

JENKINS, H.. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KELLNER, D. O apocalipse social no cinema contemporâneo de Hollywood. Matrizes, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/119525. Acesso em: 18 dez. 2016.

MOROSINI, M. C. et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor índices. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 64, p. 13-37, jan./mar. 2016.

Observação: Os meses do ano, na língua portuguesa, são substantivos comuns, portanto, grafados em letra minúscula. 

1.2 Teses e dissertações

OLIVEIRA, F. P. A. Comunicação contemporânea, cultura digital e práticas socioculturais: relações entre usuário-interator e tecnologia QR Code. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2016.

1.3 Textos em Anais de eventos

SILVA, M. C. C.; SANTOS, T. C. Peregrinar para narrar: uma leitura de narrativas sobre o Caminho de Santiago de Compostela. InENCONTRO DA COMPÓS, XXIV, 2015, UCB-Brasília. Anais: Compós, 2015. p. 1-14.

1.4 Textos publicados em jornais (assinados)

GALHARDO, R. Temer faz agrado a Dória por reforma da Previdência. O Estado de São Paulo, São Paulo, 8 ago. 2017. Política, p. A 4.

1.5 Textos publicados em jornais (não assinados)

MERCOSUL pune Maduro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 8 de agosto 2017. Editorial, p. A3.

1.6 Textos publicados em revistas jornalísticas (assinados e não assinados)

A FEBRE paralisante. Veja. São Paulo: Editora Abril, edição nº 870, 1985.

Observação: quando o autor estiver identificado, basta usar o mesmo padrão, substituindo a entrada da referência pelo sobrenome de quem assina do texto.

1.7 Textos jornalísticos on-line (assinados e não assinados)

MENDONÇA, H. Concessões de Temer para se salvar detonam ajuste fiscal de eirelles. El País Brasil. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/25/politica/1501018235_950795.html. Acesso em: 8 ago. 2017.

CONCESSÕES de Temer para se salvar detonam ajuste fiscal de Meirelles. El País Brasil. Disponível em:https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/25/politica/1501018235_950795.htm. Acesso em: 10 jan. 2017.

2 CITAÇÕES

2.1 Citação direta com até três linhas

As referências de autores, no corpo do texto, devem aparecer somente conforme segue:

Sobrenome do autor, ano, número da página da publicação. As palavras do autor devem vir entre aspas e com referência ao autor das seguintes maneiras: (Sobrenome do autor, apenas inicial com letra maiúscula, ano, p. xx), no final da citação e Sobrenome do autor com a primeira letra maiúscula (ano, p. xx), no corpo do texto.

Exemplos:

É próprio da imagem-movimento cinematográfica “extrair de veículos ou dos corpos móveis o movimento que é sua substância comum, ou extrair dos movimentos a mobilidade que é sua essência” (Deleuze, 2009, p. 44).

Ou

No filme de época, segundo Deleuze (2009, p. 243), “[...] o traje, o vestuário e até mesmo os tecidos funcionam como comportamentos ou habitus e são indícios de uma situação que revelam”.

Observação: Ao omitir parte de citação direta, use o colchete com três pontos dentro dele. Se o número da página for formado por um só digito, não inserir zero à esquerda.

2.2 Citação Direta destacada do corpo do texto (com mais de três linhas)

Utilize fonte Segoe UI, corpo 10, entrelinha simples (1.0), justificado, com recuo de parágrafo, à esquerda, de 4cm. No caso de citações de textos digitais e entrevistas não é necessário aparecer número de página, exceto quando o original tiver número de página. Observe que o ponto final é colocado após o parêntese contendo as informações da origem da fonte.

Exemplos:

Um segundo aspecto comum ao jornalismo e à etnografia é a utilização de ‘informantes’ para interpretar o que é apreendido em campo. Como um ator externo, jornalista e antropólogo podem cometer equívocos na hora de inferir valores ou de julgar determinadas situações. Por isso, é importante encontrar um reforço interpretativo entre os indivíduos partícipes das dinâmicas observadas. O repórter precisa de alguém que possa apresentar os detalhes das ocorrências sobre as quais vai tratar. E o etnógrafo, que conta com o auxílio de um ‘guia’, terá mais condições de apreender os significados que lhe escapam (Rovida, 2015, p. 87).

Ou

A percepção não só retém ou reflete o que nos interessa como também não deixa passar o que, num primeiro momento, nos parecia indiferente. A importância disto é enfatizada por Deleuze (2009, p. 106-107):

Há forçosamente uma parte de movimentos exteriores que ‘absorvemos’, que refratamos, e que não se transformam nem em objetos de percepção nem em atos do sujeito; em vez disso eles vão marcar a coincidência do sujeito e do objeto numa qualidade pura. É esse o último avatar da imagem-movimento: a imagem-afeção. Seria um erro considerá-lo como uma falha do sistema percepção-ação. Pelo contrário, é um terceiro dado absolutamente necessário 

2.3 Citação indireta

Para citações indiretas usar somente sobrenome do autor, com a primeira letra maiúscula e no corpo do texto, separado por vírgula do ano de publicação. Não inserir sobrenome do autor, em caixa alta, e ano da publicação, no final do parágrafo.

 Exemplo:

Uma das tendências do pensamento comunicacional, segundo Miège (2000), constituiu-se em torno do método estrutural e suas aplicações linguísticas. O método estrutural - assim como o pensamento que lhe dá continuidade, o estruturalismo – teve um impacto profundo e duradouro sobre o pensamento comunicacional -, especialmente na análise estrutural das narrativas e das mensagens visuais e também na automatização da informação.

3 NOTAS

Notas numeradas (em algarismos ordinais) devem aparecer no final de cada página (notas de rodapé). Corpo 10, Segoe UI. As notas de rodapé devem ser usadas apenas para comentários, esclarecimentos e traduções. Elas não devem ser usadas para referências bibliográficas de qualquer espécie.

4 GRÁFICOS, QUADROS, TABELAS, IMAGENS

 As imagens, tabelas e quadros devem constar no corpo do texto, além de encaminhados como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista, em formato JPG com resolução de 300 dpi, com largura mínima de 10cm (altura proporcional).

Acima das Tabelas, Quadros e Figuras, deve constar a palavra Tabela/Quadro/Figura, seguida de algarismo arábico sequencial, ambos em negrito, seguido de traço (-) e de título por extenso, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo, sem negrito. Esta linha deve estar em Segoe UI, tamanho 10. Imediatamente abaixo da Tabela, Quadro ou Figura, justificado à esquerda, deve-se inserir a palavra "Fonte", em negrito, seguida de dois pontos (:) e da fonte dos dados apresentados, sem negrito. Esta linha também deve estar em Segoe UI, tamanho 10. Recomenda-se examinar os números da Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, disponíveis on line

Observação: a desconsideração das normas implicará a não-publicação do artigo.

Outras orientações para análise e correção dos textos para submissão:

  • Acrescentar ORCID no campo próprio, quando da inserção dos metadados. O ORCID deve conter o link completo, com todos os quatro blocos de algarismos, como por exemplo, http://orcid.org/0000-0000-0000-0000.
  • Utilizar notas de rodapé somente para notas, não para a indicação de referências ou autorias. 
  • Referenciar somente autores citados no texto e conferir se todos os autores citados foram referenciados.
  • Os artigos devem conter até 20 páginas.

5 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Tríade: comunicação, cultura e mídia. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial.

6 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

7 RESENHAS

As resenhas devem ter de 3.500  a 6 mil caracteres (3 a 8 páginas), contendo o registro e a crítica de livros, teses e dissertações publicados nos últimos 12 meses.

7 TEMPLATE

O artigo deve vir obrigatoriamente no Template da revista, clique aqui para download. 


As notas de rodapé devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações. Deverão ser numeradas e apresentadas ao pé da página em corpo 10.

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.