Anúncios

A Revista Tríade, a partir de 2022, terá publicações em fluxo contínuo, de  artigos inéditos, em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês . No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional completa serão preenchidas em espaços próprios do sistema e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Os artigos não podem ter mais do que 3 autores, sendo que 1 deles deve ser ter título de doutor e os outros, no mínimo, mestrando.  Não se aceitam quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores. O preenchimento de todos os itens do sistema é obrigatório no momento da submissão do artigo.

Revista Tríade aceitará apenas textos no template. http://uniso.br/biblioteca/templates_downloads/TemplateTriade_2017.docx

Textos formatados fora das Normas da ABNT não serão aceitos pela Comissão Editorial.

Regras: As regras para formatação do texto constam no template e para outras orientações, por favor, ler 

Manual UNISO : http://uniso.br/biblioteca/doc/2016-08-19-manual-normalizacao.pdf

  • Chamadas Tríade 2022

    2022-04-19

    Número 1 – fevereiro a maio

    Outras perspectivas: artigos livres

    Esta edição composta por artigos livres comporta as seguintes temáticas: produção de sentidos, modos de organização e estruturação de textos em processos e práticas de linguagem nas mídias (impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas); narrativas envolvidas na configuração de gêneros e formatos; regimes de interação, visibilidade, subjetividade, identidade e sociabilidade constituintes de processos midiáticos; formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições, considerando os processos midiáticos envolvidos, bem como mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações nas práticas socioculturais.

    - Prazo para envio dos artigos: de 01/02/2022 a 30/05/2022.

     

    Número 2 – junho a setembro

    Fotojornalismo(s) – Dossiê GPPI e GEIC

    Quais os usos e funções dados ao fotojornalismo na atualidade? De que maneiras sua práxis tem sido pensada? Para este dossiê, buscamos congregar reflexões que nos possibilitem compor uma espécie de panorama da pesquisa científica sobre o assunto no Brasil. Interessam-nos problematizações inéditas sobre a gestão do fotojornalismo em periódicos impressos ou eletrônicos; sobre suas múltiplas formas de organização e de circulação sincrética. Seção do Jornalismo, gênero da Fotografia, constructo da Arte? Por quais elementos, contornos, nuances se operacionalizam construções de sentido? Por quais percursos e instrumentos as e os agentes das notícias imprimem seus olhares na veiculação técnica do mundo? Mais do que isso, de que forma agenciam sentidos na tradução de referentes via critérios de noticiabilidade?

    Convidamos colegas pesquisadoras(es) a somar forças para delinear as vias percorridas em diferentes IES, estados e regiões nacionais nos anos mais recentes. A ideia é expandir o debate sobre o tema, de forma a possibilitar que respostas a questionamentos de outrora se transmutem em bases para novas indagações. Fazer, sentir, ler, replicar, examinar a tradução imagética do mundo em – mas não apenas – páginas impressas, publicações on-line, transmissões eletrônicas. Dessa forma, autores dos mais diversificados campos do conhecimento humano são bem-vindos como referências para esta incursão, que tem como pano de fundo o desejo de tensionar pressupostos e de aproximar olhares.

    Datas de submissão: de 01/04/2022 a 30/06/2022

    - Prazo para envio dos artigos: de 01/04/2022 a 30/06/2022

     

    Número 3 – julho a dezembro

    Outras perspectivas: artigos livres

    Esta edição composta por artigos livres comporta as seguintes temáticas: produção de sentidos, modos de organização e estruturação de textos em processos e práticas de linguagem nas mídias (impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas); narrativas envolvidas na configuração de gêneros e formatos; regimes de interação, visibilidade, subjetividade, identidade e sociabilidade constituintes de processos midiáticos; formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições, considerando os processos midiáticos envolvidos, bem como mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações nas práticas socioculturais.

    Prazo para envio dos artigos: de 01/07/2022 a 01/11/2022

    Saiba mais sobre Chamadas Tríade 2022
  • Chamada de Trabalhos para o Dossiê "Linguagens das mídias na Educação”

    2021-01-23

    A Tríade: comunicação, cultura e mídia traz para seu primeiro número do triênio 2021 o dossiê “Linguagens das mídias na Educação”. Tal temática tecida na interface entre Comunicação/Educação envolve, de um lado, as linguagens das mídias; de outro, práticas pedagógicas, tanto para a educação básica como para a superior. O propósito é proporcionar reflexões sobre a leitura crítica das mídias, propiciada mediante apropriação das linguagens midiáticas, ensejando os seguintes objetivos: identificar as especificidades de linguagens das mídias – a fotográfica, cinematográfica, jornalística, publicitária, entre outras; b) explicitar aspectos de processos de tradução da linguagem verbo-visual para a audiovisual; c) inventariar como as linguagens das mídias compõem as práticas pedagógicas em diversos níveis de ensino; d) propor práticas pedagógicas, valendo-se dessas linguagens e, por fim, e) redimensionar a formação profissional de docentes. Desta forma, espera-se contribuir com intervenções profícuas nas práticas pedagógicas.

    Lembrando que a Tríade: comunicação, cultura e mídia aceita artigos de temas variados, além de resenhas.

    Prazo para envio: 21/01 a 03/03/2021.

    Prorrogação: mantemos a chamada de artigos aberta até 15/03.

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos para o Dossiê "Linguagens das mídias na Educação”
  • A Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, juntamente com GP Comunicação, Imagem e Contemporaneidade (CIC), traz para o terceiro triênio o Dossiê “Midias Visuais: arte, imagem, imaginário e audiovisual”.

    2020-10-21

    O Dossiê “Midias Visuais: arte, imagem, imaginário e audiovisual” comemora os 20 anos do GP CIC –Comunicação, Imagem e Contemporaneidade –, reunindo seus pesquisadores, assim como autores do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação – de Portugal e do Grupo de Pesquisa em Identidade de Consumo, Imaginários e estilos de vida cultural,  da Universidad de la Republica de Montevidéu.  As temáticas do dossiê contemplam pesquisas relacionadas à imagem, imaginário e cinema, e manifestações de arte em mídias visuais, com textos em português e espanhol. 

    Saiba mais sobre A Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, juntamente com GP Comunicação, Imagem e Contemporaneidade (CIC), traz para o terceiro triênio o Dossiê “Midias Visuais: arte, imagem, imaginário e audiovisual”.