A cidade, as fotos e as suas inscrições: A formatação de mapas através de registros fotográficos

Autores

  • Vitor José Braga Mota Gomes Universidade Federal de Sergipe
  • Paulo Victor Barbosa de Sousa Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esse artigo pretende explorar as possibilidades de formatação de mapas através de registros das passagens urbanas de usuários em sites de compartilhamento de fotografias. Nesse sentido, procura discutir como redes heterogêneas, compostas por variáveis sociais e técnicas, se associam para que se resultem as inscrições nas cidades, formatadas a partir de informações geo-localizadas possíveis pelo site Flickr. Para tanto, a pesquisa empírica se debruça no trabalho do artista Eric Fischer, que, com o projeto Locals and Tourists, busca apresentar de que forma usuários – moradores ou visitantes de uma determinada cidade – registram os lugares visitados por meio de suas fotos em sites de redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor José Braga Mota Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Vitor Braga é professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista da Capes.

Paulo Victor Barbosa de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Publicitário e doutorando em Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) e do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC). Bolsista do CNPq.

Publicado

2014-06-05

Como Citar

Braga Mota Gomes, V. J., & Barbosa de Sousa, P. V. (2014). A cidade, as fotos e as suas inscrições: A formatação de mapas através de registros fotográficos. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 2(3). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/1891

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas