Olhares sobre a periferia: um ‘passinho’ sobre “A ponte” na “Batalha” por desarticulação de discriminações

Autores

  • Aline Maia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Resumo

Considerando a linguagem audiovisual como plataforma de representações e discursos, propomo-nos, neste artigo, a tecer um exercício de reflexão sobre mecanismos empregados na definição do que é visível e do que é invisível em produções fílmicas brasileiras que têm como foco jovens moradores de periferias e favelas. Para tanto, analisamos os documentários A Ponte (2008) e A Batalha do PassinhoO Filme (2012) a fim de explorar configurações estéticas de juventude e de periferia expressas nas obras, bem como possíveis interlocuções que podem contribuir para a configuração e reconfiguração do escopo da vida urbana. Articulando conceitos teóricos sobre representação e cinema, questionamos: as produções em análise alcançariam o espaço de desigualdade social sem reproduzir discriminações? Seriam capazes de driblar uma visualidade perversa meramente reprodutora de estereótipos?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Jornalista graduada e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta e coordenadora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (FESJF). Professora no MBA Gestão de Pessoas da FESJF. Professora substituta na Faculdade de Comunicação da UFJF (2011 - 2013). Professora conteudista do Curso de Especialização Mídias na Educação da Universidade Federal de São João Del Rei (2010 - 2012). Colunista do Portal Acessa.com desde outubro de 2011. Experiência de sete anos na TV Panorama / Integração (emissora afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora - MG), atuando como produtora e editora-chefe do MGTV. Desenvolve pesquisas sobre Comunicação, Televisão, Jornalismo, Identidade, Representação e Juventude.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

MAIA, Aline. Olhares sobre a periferia: um ‘passinho’ sobre “A ponte” na “Batalha” por desarticulação de discriminações. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2164. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS