Do espectador ao militante: a torcida de futebol e a luta pelo direito ao estádio e ao clube
Resumo
O artigo reflete sobre o surgimento de diversas experiências organizativas de torcedores no Brasil nos últimos anos, criadas no sentido de pautar seus interesses acerca do futebol. As pautas dessas organizações podem ser sintetizadas em dois principais temas: o direito ao estádio e o direito ao clube, que aqui serão entendidas como comuns culturais ameaçados pela lógica privatista e excludente da cidade neoliberal dos tempos atuais. Para tanto será feito um breve histórico da formação do futebol, dos estádios e da cultura torcedora; e posteriormente serão discutidos os movimentos de torcedores no mundo e no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














