Maracanazo, adeus? Da tragédia de 1950 a vergonha de 2014 nas narrativas da derrota da seleção brasileira na imprensa
Resumo
A eliminação a seleção brasileira da Copa de 2014 aconteceu após uma derrota para a Alemanha pelo placar de 7 a 1. Esse jogo foi interpretado por grande parte da imprensa esportiva como a maior vergonha dos cem anos da seleção nacional, completados naquele mesmo ano. Para contar a história do 7 a 1 foi constante o acionamento da derrota de 1950 feito em grande medida com o objetivo de demonstrar que a eliminação da seleção brasileira da Copa de 2014 havia sido uma derrota que quitaria com a chamada “tragédia de 1950” como ficou conhecida a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa daquele ano, no Maracanã. Este artigo propõe-se a analisar as recepções das decisivas derrotas da seleção brasileira em 1950 e 2014, produzidas pela imprensa esportiva, objetivando mostrar aproximações e distanciamentos. Os diferentes modos de se narrar o fracasso da seleção brasileira em campo, em Copas do Mundo, indicam importantes mudanças no cenário nacional e global, relativos não somente ao futebol, mas a aspectos vinculados à imprensa esportiva, assim como às interpretações que o país faz de si mesmo por intermédio do futebol e, em especial, durante as Copas do Mundo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














