Maracanazo, adeus? Da tragédia de 1950 a vergonha de 2014 nas narrativas da derrota da seleção brasileira na imprensa

Autores

  • Leda Maria da Costa Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Esporte e Sociedade - Universidade Federal Fluminense

Resumo

A eliminação a seleção brasileira da Copa de 2014 aconteceu após uma derrota para a Alemanha pelo placar de 7 a 1. Esse jogo foi interpretado por grande parte da imprensa esportiva como a maior vergonha dos cem anos da seleção nacional, completados naquele mesmo ano. Para contar a história do 7 a 1 foi constante o acionamento da derrota de 1950 feito em grande medida com o objetivo de demonstrar que a eliminação da seleção brasileira da Copa de 2014 havia sido uma derrota que quitaria com a chamada “tragédia de 1950” como ficou conhecida a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa daquele ano, no Maracanã. Este artigo propõe-se a analisar as recepções das decisivas derrotas da seleção brasileira em 1950 e 2014, produzidas pela imprensa esportiva, objetivando mostrar aproximações e distanciamentos. Os diferentes modos de se narrar o fracasso da seleção brasileira em campo, em Copas do Mundo, indicam importantes mudanças no cenário nacional e global, relativos não somente ao futebol, mas a aspectos vinculados à imprensa esportiva, assim como às interpretações que o país faz de si mesmo por intermédio do futebol e, em especial, durante as Copas do Mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leda Maria da Costa, Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Esporte e Sociedade - Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Editora-chefe da revista Esporte e Sociedade e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS), da Universidade Federal Fluminense. Organizou o livro Enquanto a Copa não vem. Memórias e narrativas sobre futebol, publicado pela EdUFF, em 2013, que reúne a produção de importantes pesquisadores, visando lançar uma perspectiva multidisciplinar sobre o fenômeno futebol. É autora do blog Caravana de Boleiros. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Maracanazo, adeus? Da tragédia de 1950 a vergonha de 2014 nas narrativas da derrota da seleção brasileira na imprensa. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2472. Acesso em: 13 dez. 2025.