Maracanazo, adeus? Da tragédia de 1950 a vergonha de 2014 nas narrativas da derrota da seleção brasileira na imprensa

Autores

  • Leda Maria da Costa Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Esporte e Sociedade - Universidade Federal Fluminense

Resumo

A eliminação a seleção brasileira da Copa de 2014 aconteceu após uma derrota para a Alemanha pelo placar de 7 a 1. Esse jogo foi interpretado por grande parte da imprensa esportiva como a maior vergonha dos cem anos da seleção nacional, completados naquele mesmo ano. Para contar a história do 7 a 1 foi constante o acionamento da derrota de 1950 feito em grande medida com o objetivo de demonstrar que a eliminação da seleção brasileira da Copa de 2014 havia sido uma derrota que quitaria com a chamada “tragédia de 1950” como ficou conhecida a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa daquele ano, no Maracanã. Este artigo propõe-se a analisar as recepções das decisivas derrotas da seleção brasileira em 1950 e 2014, produzidas pela imprensa esportiva, objetivando mostrar aproximações e distanciamentos. Os diferentes modos de se narrar o fracasso da seleção brasileira em campo, em Copas do Mundo, indicam importantes mudanças no cenário nacional e global, relativos não somente ao futebol, mas a aspectos vinculados à imprensa esportiva, assim como às interpretações que o país faz de si mesmo por intermédio do futebol e, em especial, durante as Copas do Mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Maria da Costa, Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Esporte e Sociedade - Universidade Federal Fluminense

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Editora-chefe da revista Esporte e Sociedade e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS), da Universidade Federal Fluminense. Organizou o livro Enquanto a Copa não vem. Memórias e narrativas sobre futebol, publicado pela EdUFF, em 2013, que reúne a produção de importantes pesquisadores, visando lançar uma perspectiva multidisciplinar sobre o fenômeno futebol. É autora do blog Caravana de Boleiros. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-06-2016

Como Citar

DA COSTA, Leda Maria. Maracanazo, adeus? Da tragédia de 1950 a vergonha de 2014 nas narrativas da derrota da seleção brasileira na imprensa. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2472. Acesso em: 29 mar. 2024.